Ana faz queijo de castanha que leva 40 dias para ficar no ponto ideal
Queijo vegano surpreende pelo sabor e faz até cliente duvidar que não tem leite
A campo-grandense Ana Paula Mavignier Marques da Silva, de 37 anos, sentia dificuldade em encontrar queijo vegano com boa textura, sabor e sem aditivos químicos ou industrializados no mercado, então passou a testar receitas até criar a própria marca e surpreender em feiras da cidade.
Na última edição da Feira Bosque da Paz, provamos as opções oferecidas por Ana. Diante do sabor e da textura, muito semelhante aos queijos tradicionais, é quase impossível não questionar sobre a presença de leite na receita.
Mas nenhuma opção vendida tem leite e, além dos queijos, Ana se destaca com outros quitutes veganos que também surpreendem pelo sabor.
O cardápio traz queijos de castanha de caju cremosos, curados e defumados, Terrine de pesto de manjericão, queijo tronco com castanhas e especiarias e o quiche com queijos cremosos temperados.
Os queijos maturados de meia cura e defumados levam 40 dias para chegarem na qualidade, textura e sabor perfeitos. “É um processo de fermentação e maturação”, destaca Ana.
Enquanto serve pedaços de queijo para degustação, Ana explica que a dúvida dos clientes é positiva e prova o quanto o veganismo pode ser saboroso. “Existe muita gente que torce o nariz para a comida vegana achando que é sem graça, mas quando prova os meus queijos descobre uma explosão de sabores e se abre a novas possibilidades”, diz feliz.
Ana recorda que quando passou a testar receitas sentiu que precisava de mais do que receitas práticas encontradas na internet. “Então passei a buscar cursos que foram ficando cada vez mais profissionais. As receitas que eu trabalho hoje foram desenvolvidas por mim com base no que aprendi no Curso de Queijaria Vegana e Fermentação”.
Hoje, Ana celebra a produção de queijos há mais de 4 anos e sugere aos clientes até dicas para harmonizar a receita. “Vale experimentar com cerveja, vinho, como aperitivos, com frutas e castanhas, além de serem ótimos ingredientes para as receitas, veganas ou não”, destaca.
Quem quiser comprar os queijos pode entrar em contato com Ana pelo Instagram @quitutesdaanams. Todo terceiro domingo do mês Ana também está na Feira Bosque da Paz.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).