ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 23º

Sabor

Ana faz queijo de castanha que leva 40 dias para ficar no ponto ideal

Queijo vegano surpreende pelo sabor e faz até cliente duvidar que não tem leite

Thailla Torres | 27/09/2022 06:50
Ana faz queijo de castanha que leva 40 dias para ficar no ponto ideal
Queijo vegano feito com castanha de caju e defumado. (Foto: Arquivo Pessoal)

A campo-grandense Ana Paula Mavignier Marques da Silva, de 37 anos, sentia dificuldade em encontrar queijo vegano com boa textura, sabor e sem aditivos químicos ou industrializados no mercado, então passou a testar receitas até criar a própria marca e surpreender em feiras da cidade.

Na última edição da Feira Bosque da Paz, provamos as opções oferecidas por Ana. Diante do sabor e da textura, muito semelhante aos queijos tradicionais, é quase impossível não questionar sobre a presença de leite na receita.

Mas nenhuma opção vendida tem leite e, além dos queijos, Ana se destaca com outros quitutes veganos que também surpreendem pelo sabor.

O cardápio traz queijos de castanha de caju cremosos, curados e defumados, Terrine de pesto de manjericão, queijo tronco com castanhas e especiarias e o quiche com queijos cremosos temperados.

Os queijos maturados de meia cura e defumados levam 40 dias para chegarem na qualidade, textura e sabor perfeitos. “É um processo de fermentação e maturação”, destaca Ana.

Ana faz queijo de castanha que leva 40 dias para ficar no ponto ideal
Os queijos maturados de meia cura e defumados levam 40 dias para ficarem prontos.

Enquanto serve pedaços de queijo para degustação, Ana explica que a dúvida dos clientes é positiva e prova o quanto o veganismo pode ser saboroso. “Existe muita gente que torce o nariz para a comida vegana achando que  é sem graça, mas quando prova os meus queijos descobre uma explosão de sabores e se abre a novas possibilidades”, diz feliz.

Ana recorda que quando passou a testar receitas sentiu que precisava de mais do que receitas práticas encontradas na internet. “Então passei a buscar cursos que foram ficando cada vez mais profissionais. As receitas que eu trabalho hoje foram desenvolvidas por mim com base no que aprendi no Curso de Queijaria Vegana e Fermentação”.

Hoje, Ana celebra a produção de queijos há mais de 4 anos e sugere aos clientes até dicas para harmonizar a receita. “Vale experimentar com cerveja, vinho, como aperitivos, com frutas e castanhas, além de serem ótimos ingredientes para as receitas, veganas ou não”, destaca.

Quem quiser comprar os queijos pode entrar em contato com Ana pelo Instagram @quitutesdaanams. Todo terceiro domingo do mês Ana também está na Feira Bosque da Paz.

Ana faz queijo de castanha que leva 40 dias para ficar no ponto ideal
Ana celebra a produção de queijos há 4 anos e o resultado da receita que surpreende. (Foto: Thailla Torres)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias