Rocambole diferente de goiabada leva queijo e também Vinho do Porto
No Café Colonial do Bistrô Beco, oferecido às terças-feiras, a surpresa da tarde é o rocambole de goiabada. Apesar do nome ser bem conhecido, os ingredientes acrescentados à receita tradicional transformam o doce em algo de sabor único.
A massa é original, mas junto à goiabada o Vinho do Porto e o cream cheese transformam o gosto e dão ao rocambole um valor maior.
Veja a receita, que apesar de comprida, parece fácil de fazer em casa.
Massa:
5 ovos inteiros
75 gramas de açúcar refinado
1 colher de sopa de baunilha
75 gramas de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
Recheio:
200 gramas de goiabada
60 ml de Vinho do Porto
300 gramas de cream cheese
¼ de copa de açúcar de confeiteira
1 colher sobremesa de e baunilha
Para fazer a massa, bata primeiros os ovos na batedeira, com o açúcar e a baunilha. Depois de 5 minutos, o volume da massa deve dobrar. Acrescente então a farinha e o fermento e comece a bater a mão, bem devagar.
Unte a forma com manteiga e farinha, e para facilitar depois a retirada da massa pode ser usado também papel manteiga. Asse em fogo baixo, de 150 graus, por até 30 minutos.
Para rechear, a massa tem de estar fria.
Em um outro recipiente, misture a goiaba com o vinho e separe. Depois junte o cream cheese com açúcar e baunilha em outro prato.
Coloque a massa fria também em superfície fria, sobre um pano de prato para facilitar na hora de enrolar.
A primeira camada deve ser a de cream cheese e depois a de goiabada. Finalize misturando o que restar dos dois recheios e jogue sobre o rocambole. Uma dica é salpicar castanha de caju e depois deixar na geladeira por 1 hora
Quem não quiser trabalho, pode saborear o rocambole as terças-feiras no Bistrô Beco, na rua Euclides da Cunha, 1126. O café Colonial custa 20 reais e é servido das 16h às 21h.