Chuvas de outubro deram alívio apenas para região sudoeste do Estado
Nas demais regiões, apesar das chuvas a seca permaneceu grave e extrema
Levantamento feito pelo Clima Tempo por meio do Monitor Secas, divulgado nesta quarta-feira (24), mostra que as chuvas registradas no mês de outubro em Mato Grosso do Sul deram alivio na secura apenas na região sudoeste do Estado.
As chuvas foram provocadas pelo evento chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul. Na divisa de Mato Grosso do Sul com o Paraná foram identificadas as maiores diminuições do grau de seca, passando de grave para moderada.
Na contramão da região sudoeste do Estado, na passagem de setembro para outubro, houve avanço da seca grave na região oeste, em virtude das precipitações abaixo da normalidade. Os impactos permanecem de curto e longo prazo, principalmente na região do pantanal.
Mesmo com dias de chuva forte em outubro, o grau de seca ainda continuou extremo, pelo Monitor de Secas, na divisa com Estado de Goiás e ao norte na divisa com Mato Grosso.
O Monitor de Secas é um processo de acompanhamento regular e periódico da situação da seca, cujos resultados consolidados são divulgados por meio do Mapa do Monitor de Secas.