ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUARTA  27    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Com previsão de chuva, onda de calor pode dar trégua no fim de semana

Cemtec aponta tempo instável, com precipitação acompanhada de raios

Por Gustavo Bonotto | 17/11/2023 14:56
Céu ensolarado na Via Morena, em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)
Céu ensolarado na Via Morena, em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)

A sequência de calor que atinge Mato Grosso do Sul dará uma rápida trégua neste final de semana. Na Capital, termômetros poderão registrar máximas de 31ºC, com a chegada de chuvas rápidas durante o domingo (19).

Segundo o relatório de previsão semanal do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) aponta tempo instável, com probabilidade de chuvas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Essas instabilidades ocorrem devido ao intenso fluxo de calor e umidade vindo da Amazônia, aliado ao avanço de uma frente fria oceânica.

Mapa aponta temperaturas mínimas e máximas esperadas para o domingo (19). (Arte: Cemtec)
Mapa aponta temperaturas mínimas e máximas esperadas para o domingo (19). (Arte: Cemtec)

Na segunda-feira (20), estão previstas temperaturas mínimas entre 24-26°C e máximas que podem atingir os 40°C nas regiões sul e leste do estado. Para as regiões pantaneira e sudoeste, mínimas entre 29-31°C e máximas de até 42-44°C. No norte e bolsão, temperaturas mínimas entre 26-28°C e máximas de até 38-40°C.

Em conjunto, o centro de meteorologia ressalta a atuação do El Niño que amplifica as altas temperaturas para o fim da próxima semana, onde podem ocorrer os recordes de temperatura máxima.

Além disso, a umidade relativa do ar estará muito baixa, com valores entre 10-30%. Por isso, recomenda-se beber bastante água e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia. Nestes dias, os ventos atuam do quadrante norte com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60km/h.

Receba as principais notícias pelo celular. Clique aqui para entrar no canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias