Com temperaturas altas, rios de MS estão em nível abaixo do mínimo
Imagens mostram Rio Miranda praticamente todo seco; na região, há falta de chuvas há pelo menos uma semana
Com temperaturas altas e falta de chuva em Mato Grosso do Sul, na última semana, 10 das 13 estações de medição de rios em território estadual têm registrado nível abaixo do mínimo. Tratam-se dos rios Piquiri, Paraguai e Miranda.
Conforme vídeo encaminhado ao Campo Grande News, o Rio Miranda está praticamente todo seco. Em pontos registrados na região entre Guia Lopes da Laguna e Jardim, além de área a cerca de um quilômetro da Barra do Formoso, a situação também é de escassez.
Os dados vêm de boletim divulgado nesta quarta-feira (3) pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado à Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).
O documento diário apresenta dados de chuva e nível dos rios monitorados pela sala de situação do Imasul. A rede possui estações telemétricas distribuídas nos rios Piquiri, Cuiabá, Paraguai, Miranda, Aquidauana, Taquari, Pardo e Aporé. Os registros são retirados de sistema mantido pela ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico).
Oito estações, incluindo as do Rio Miranda, não registraram chuvas nos últimos sete dias. Somente no último dia, foram 10 estações.
Conforme a Semagro, durante a semana, as temperaturas estarão em elevação no Estado. Neste mês, até hoje, as máximas podem atingir até 35°C nas regiões Sul-Fronteira, Cone-Sul, Grande Dourados, Bolsão, Norte e Leste de Mato Grosso do Sul.
"Nestes dias, há previsão de baixos valores de umidade relativa, entre 10% a 30%, por isso recomenda-se beber bastante líquido, evitar exposição nos horários mais quentes e secos do dia e umidificar os ambientes," orienta boletim da Semagro.
Nas regiões Sudoeste e Pantaneira as mínimas ficam entre 20ºC a 23°C e as máximas podem chegar aos 36°C.