ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  17    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Com temperaturas altas, rios de MS estão em nível abaixo do mínimo

Imagens mostram Rio Miranda praticamente todo seco; na região, há falta de chuvas há pelo menos uma semana

Guilherme Correia | 03/08/2022 11:20


Com temperaturas altas e falta de chuva em Mato Grosso do Sul, na última semana, 10 das 13 estações de medição de rios em território estadual têm registrado nível abaixo do mínimo. Tratam-se dos rios Piquiri, Paraguai e Miranda.

Conforme vídeo encaminhado ao Campo Grande News, o Rio Miranda está praticamente todo seco. Em pontos registrados na região entre Guia Lopes da Laguna e Jardim, além de área a cerca de um quilômetro da Barra do Formoso, a situação também é de escassez.

Rio Miranda está em níveis abaixo do esperado, conforme Semagro. (Foto: Direto das Ruas)
Rio Miranda está em níveis abaixo do esperado, conforme Semagro. (Foto: Direto das Ruas)

Os dados vêm de boletim divulgado nesta quarta-feira (3) pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado à Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

O documento diário apresenta dados de chuva e nível dos rios monitorados pela sala de situação do Imasul. A rede possui estações telemétricas distribuídas nos rios Piquiri, Cuiabá, Paraguai, Miranda, Aquidauana, Taquari, Pardo e Aporé. Os registros são retirados de sistema mantido pela ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico).

Oito estações, incluindo as do Rio Miranda, não registraram chuvas nos últimos sete dias. Somente no último dia, foram 10 estações.

Conforme a Semagro, durante a semana, as temperaturas estarão em elevação no Estado. Neste mês, até hoje, as máximas podem atingir até 35°C nas regiões Sul-Fronteira, Cone-Sul, Grande Dourados, Bolsão, Norte e Leste de Mato Grosso do Sul.

"Nestes dias, há previsão de baixos valores de umidade relativa, entre 10% a 30%, por isso recomenda-se beber bastante líquido, evitar exposição nos horários mais quentes e secos do dia e umidificar os ambientes," orienta boletim da Semagro.

Nas regiões Sudoeste e Pantaneira as mínimas ficam entre 20ºC a 23°C e as máximas podem chegar aos 36°C.

Nos siga no Google Notícias