ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Governo conclui manutenção de 42 estações meteorológicas em MS

Limpeza e troca de equipamentos garantem informações precisas no tempo e clima do Estado, afirma a Semadesc

Por Gustavo Bonotto | 05/01/2024 23:18
Estação meteorológica instalada em Campo Grande foi restaurada e agora faz coletas com mais precisão e em tempo real. (Foto: Reprodução/Semadesc)
Estação meteorológica instalada em Campo Grande foi restaurada e agora faz coletas com mais precisão e em tempo real. (Foto: Reprodução/Semadesc)

Através da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), o Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (5), a conclusão dos trabalhos de manutenção nas 42 estações meteorológicas automáticas instaladas em território sul-mato-grossense.

Segundo o texto enviado à imprensa, foram realizados serviços de limpeza do painel solar e de sensores responsáveis por captar dados dos municípios que contam com medição meteorológica automática. Além disso, houve a substituição de equipamentos que realizam a transmissão de dados, de 2G para 4G, garantindo mais velocidade na distribuição das informações coletadas.

“Foram realizadas manutenções preventivas e manutenções corretivas para deixar nossa rede de estações meteorológicas 100% operacional. Dessa forma, o trabalho do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) e do próprio Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) ganha em abrangência e assertividade. Também vai permitir um melhor entendimento das variações dos parâmetros meteorológicos e da previsão”, comenta o secretário-executivo de Meio Ambiente, Artur Falcette.

No mês de dezembro, foi lançado edital para ampliação da rede meteorológica estadual, com intuito de ampliar, estrategicamente, a cobertura espacial das estações meteorológicas em Mato Grosso do Sul.

“[...] Essa rede de estações meteorológicas é fundamental, pois seus dados subsidiam a tomada de decisões estratégicas para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul baseada em informações meteorológicas e climáticas precisas”, comentou o secretário Jaime Verruck, à época da publicação.

Receba as principais manchetes no seu celular. Clique aqui e acesse o canal de notícias do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias