ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Governo federal cria área de preservação ambiental de 19 hectares em Bonito

Criação de RPPN foi publicada pelo governo federal; reserva será administrada pelo Sesc Bonito

Por Silvia Frias | 29/07/2024 07:34
RPPN será administrada pelo Sesc Administração Regional, proprietário da área (Foto/Arquivo)
RPPN será administrada pelo Sesc Administração Regional, proprietário da área (Foto/Arquivo)

Portaria do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) cria a RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Sesc Bonito, a 297 quilômetros de Campo Grande. Com 19,48 hectares e situada na fazenda Monte Cristo, agora, é área perpétua de conservação.

A criação da reserva conta em publicação de hoje no Diário Oficial da União, assinada pelo presidente do ICMBio, Mauro Oliveira Pires.

Segundo a portaria, a área será administrada pelo proprietário, Sesc Administração Regional de MS.

Em junho, Mato Grosso do Sul já teve outra área reconhecida pelo governo federal, em Corumbá. A RPPN Howard Quigley tem 643,33 hectares, localizada dentro da Fazenda São Bento, de propriedade da ONG Panthera Brasil. A organização sem fins lucrativos foi fundada em 2014 e que tem como objetivo a conservação de felinos selvagens, e que trabalha diretamente na conservação da onça-pintada.

A partir do reconhecimento pelos poderes públicos federais, estaduais ou municipais, as RPPNs se tornam ferramentas perpétuas de conservação. Mesmo que vendidas, não perdem o status de unidade de conservação.

No total, segundo dados da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Mato Grosso do Sul tem 52 RPPNs cadastradas como unidades de conservação, com 66,618 mil hectares de reservas estaduais e 87,775 mil hectares de reservas federais. No país, são 775 reservas federais, com 531,526 mil hectares.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias