ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  05    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

MS tem mais dois alertas de temporal e ventania até terça-feira

Segundo meteorologia, final de ano será de tempo instável com tempestade em Mato Grosso do Sul

Ana Paula Chuva | 20/12/2021 12:39
Faixa laranja e amarela indicam cidades no Estado sob alertas. (Foto: Reprodução | Inmet)
Faixa laranja e amarela indicam cidades no Estado sob alertas. (Foto: Reprodução | Inmet)

A semana do Natal começou com dois alertas de temporal para grande parte de Mato Grosso do Sul. Até às 11h de terça-feira (21), Estado está sob aviso de perigo potencial e perigo para chuvas intensas com ventos de até 100 km/h e possibilidade de alagamentos.

Os avisos começaram a valer no início da tarde de hoje (20) e o primeiro, de perigo potencial, vale para 44 cidades do Estado. Neste caso, o acumulado de chuva pode chegar aos 50 milímetros por dia e os ventos aos 60 km/h. Há baixo risco de queda de energia e de árvores.

Já o alerta laranja, de perigo, vale para nove cidades de Mato Grosso do Sul onde o acumulado de chuva pode chegar aos 100 milímetros com rajadas de ventos de até 100 km/h. O risco de alagamentos, queda de árvores e energia é alto.

A recomendação do Inmet é que em que caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda. Para mais informações, é possível entrar em contato com a Defesa Civil no telefone 199 e com o Corpo de Bombeiros no 193.

Instabilidade – De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o final de ano será de tempo instável em Mato Grosso do Sul. Até o dia 24 de dezembro, as chuvas serão de moderadas a intensas, acompanhadas de raios, rajadas de vento e possível queda de granizo. Os acumulados no período serão de 5 a 175 milímetros no Estado. As instabilidades atingem principalmente as regiões pantaneira, centro-norte e leste do Estado.

No período seguinte, que vai até dia 1º de janeiro de 2022, as chances de tempestade acompanhada de raios, ventania e granizo são maiores e as regiões atingidas serão a pantaneira, nordeste e centro-norte de MS. No entanto, os acumulados para o período devem ser menores ficando entre 40 e 90 milímetros.

Nos siga no Google Notícias