Sistema começa a ser instalado em córregos para alertar sobre inundações
Aparelho para medição da água, na Av. Ricardo Brandão, tem chamado atenção de quem passa pelo local
Uma haste na Avenida Ricardo Brandão tem chamado atenção de quem passa pelas margens do Córrego Prosa, em Campo Grande. O equipamento é utilizado pelo projeto HidroEX - Extremos Hidrológicos em Múltiplas Escalas, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O objetivo é monitorar os córregos da Capital e criar um sistema de alertas em caso de inundações e alagamentos. A expectativa é de que a pesquisa esteja finalizada e pronta até 2025.
Paulo Tarso Sanches de Oliveira, professor e coordenador, explicou ao Campo Grande News que, apesar de o estudo ter começado em 2019 com a análise tímida do Prosa, agora, ele tem o apoio do Estado para ampliar a pesquisa. Ao todo, três hastes estão implantadas na cidade, duas na Avenida Ricardo Brandão e uma no Parque dos Poderes. De acordo com Tarso, mais 14 serão instaladas nos córregos da Capital.
“Estamos levantando informações dos principais rios, em termos de vazão. Com informações como tipo de solo, características hidroclimáticas, topológicas. Fazemos uma remodelagem hidrológica, depois hidráulica. Com as previsões de chuvas a gente consegue estimar as áreas que terão problema com inundação.”
Ele acrescenta que as hastes foram instaladas há menos de um mês, sendo dois sensores de nível de água e um radar. Com eles é possível medir a vazão da água no ponto estudado e a velocidade da água. Através do estudo e de uma equação matemática, feito por computador, é possível projetar a área que será atingida e o tempo estimado para que a região seja alagada.
“Colocamos também uma nova instalação meteorológica no Parque dos Poderes. Esse projeto recebeu recursos da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul). Além de usar novas técnicas, criaremos um sistema de alerta on-line de avisos. A previsão é de que em um ou dois anos esteja funcionando.”
Córregos - Campo Grande tem 33 córregos identificados e nominados dentro do perímetro urbano. Entre eles os mais conhecidos: Prosa e Segredo. Porém, além deles, existem o Imbirussú, Bandeira, Anhanduí, Bálsamo, Guariroba, Ceroula, Lageado, entre outros.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.