ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  01    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Três semanas sem chuva deixam MS com umidade desértica

Estado está com dois alertas de baixa umidade relativa do ar para esta quinta-feira emitidos pelo Inmet

Gabriel de Matos | 03/08/2023 17:18
Tempo ensolarado no final de tarde na Avenida Ministro João Arinos (Foto: Juliano Almeida)
Tempo ensolarado no final de tarde na Avenida Ministro João Arinos (Foto: Juliano Almeida)

Mais um dia de secura! Mato Grosso do Sul chegou a três semanas sem registro de pluviosidade nesta quinta-feira (3). A última vez que o Estado teve refresco da baixa umidade e altas temperaturas foi no dia 13 de julho. Novamente, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alertas de baixa umidade.

O alerta de perigo (laranja) foi emitido às 12h e vai expirar às 19h. Ele prevê umidade entre 20% e 12% com risco de incêndios florestais e à saúde como ressecamento da pele, desconforto dos olhos, boca e nariz. Ele abrange a área do centro, região norte, Pantanal e Bolsão.

O aviso de perigo potencial (amarelo) abrange todo o restante de Mato Grosso do Sul. O risco é de umidade entre 30% e 20%. Assim, todos os 79 municípios estão afetados pelos avisos.

Vale ressaltar que a umidade do ar em desertos varia entre 12% e 16%. Além disso, o ideal para o ser humano, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), é de no mínimo 60%.

A meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, explicou que desde o dia 20 de julho as temperaturas estão aumentando e a umidade do ar diminuindo. Ela explicou que o motivo é um bloqueio atmosférico que impede a formação de nuvens e chuva.

Todo o território de Mato Grosso do Sul está sob alerta (Foto: Reprodução/Inmet)
Todo o território de Mato Grosso do Sul está sob alerta (Foto: Reprodução/Inmet)

Melhora a partir do dia 9 - O meteorologista Natálio Abrahão informou que uma frente fria deve atingir Mato Grosso do Sul por volta do dia 8, com rajadas de vento que devem se aproximar dos 90 km/h com aumento de nuvens e chuvas.

A região sul do Estado deve registrar algumas pancadas de chuva e aumento da umidade relativa do ar. Além disso, agosto deve ter duas frentes frias, uma no dia 9 e outra na segunda quinzena do mês.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias