Você viu o sol hoje? Ele ganhou um arco de moldura
Indicador de bom tempo, o fenômeno pode ocorrer durante o ano todo; basta ter umidade
Leitores mais observadores tem mandado desde o início da manhã mensagens comentando sobre o arco que está ao redor do sol. Chamado de Halo solar, o fenômeno forma um anel ao redor do sol e indicam bom tempo. Mesmo sendo um fenômeno considerado "comum", o arco-íris encantou os leitores.
O acadêmico de física, Henrique Acuri, explica que o fenômeno é resultado da reflexão e refração dos raios solares, assim como o observado por Isaac Newton na descoberta do prisma. No caso do cientista, a luz solar atravessava o prisma e se decompunha em várias cores, formando o arco-íris.
No fenômeno, os cristais de gelo suspensos nas nuvens carregadas fazem a função do prisma, a cerca de 5 km de altura. "A luz interage com as gotículas de água das nuvens nas camadas superiores da atmosfera, na troposfera", explicou o acadêmico. Ele ainda comenta que o fenômeno é comum.
Henrique destaca que o halo solar pode acontecer a qualquer momento, basta ter umidade nas camadas superiores da atmosfera. Segundo o meteorologista, Natálio Abrão, o fenômeno não é indicador de chuva, como é conhecido entre os mais velhos. "É indicador de bom tempo, mas não de chuva", comentou ele.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.