Assembleia aprova nome de Mara Caseiro para presidir a CCJR
Reportagem apurou que nome da parlamentar foi aprovado por todos os membros da comissão
Líder do bloco do PSDB na Assembleia Legislativa, Jamilson Name indicou nomes de Mara Caseiro (PSDB) e João Cesar Mattogrosso (PSDB) para a presidência da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). A votação nesta terça-feira (28), pelos cinco membros titulares da comissão, garantiu que Caseiro fosse eleita.
Além dos dois tucanos, os demais membros são Antônio Vaz (Republicanos), Júnior Mochi (MDB) e Pedro Pedrossian Neto (PSD). A reportagem apurou que todos apoiaram a deputada.
Os suplentes são Rinaldo Modesto (Podemos), Neno Razuk (PP) e Márcio Fernandes (MDB). O atual presidente da Casa, Gerson Claro (PP), pediu celeridade no processo de votação, para que pautas como os decretos de situação de emergência de municípios sul-mato-grossenses afetados pelas chuvas nos últimos dias sejam aprovadas.
O presidente é escolhido por votação entre os cinco membros titulares da comissão. Além de ter o próprio voto, Mara Caseiro já tinha o apoio do colega de partido João César Mattogrosso e do emedebista Júnior Mochi.
Caseiro é a segunda mulher da história a comandar a comissão mais cobiçada da Assembleia Legislativa, repetindo feito da deputada Celina Jallad, que ocupou a cadeira durante o primeiro mandato, de 1995 a 1999.
Cabe à CCJR e seus integrantes, apoiados por um corpo técnico, dizer se o projeto atende aos requisitos constitucionais, legais e jurídicos para continuar tramitando na Assembleia. Só depois dessa análise sobre a constitucionalidade é que os projetos são remetidos às comissões temáticas, de acordo com os assuntos a que se referem, por isso, o grupo é considerado o mais importante do Legislativo.