Audiência na Assembleia debate hoje a “Telefonia Móvel e a sua Precariedade”
A Assembleia Legislativa debate hoje (3) no Plenário Deputado Júlio Maia, durante audiência pública, a “Telefonia Móvel e a sua Precariedade”, de proposição da 3ª vice-presidente, deputada Mara Caseiro (PTdoB). O evento está marcado para às 13h30.
Segundo a assessoria de imprensa da deputada, o objetivo é fazer um debate aprofundado sobre a qualidade dos serviços de telefonia. Serão convidados a participar representantes do Procon, das operadoras de telefonia, e do Ministério Público, entre outros.
Na última semana foi aprovada (29) em sessão, a criação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a qualidade dos serviços de telefonia móvel em Mato Grosso do Sul. A comissão quer avaliar questões que vão do atendimento, até o funcionamento. Explicações sobre os frequentes “cai cai”, falhas em ligações, cobranças indevidas e sobre o sinal da internet 3G e a lendária 4G.
Proposta pela CPI foi feita por Maquinhos Trad (PMDB) e precisava de ao menos oito assinaturas de deputados. Até o fim da sessão, 18 deputados assinaram o documento.
Em outros 19 estados brasileiros já aconteceu ou está acontecendo CPI sobre a telefonia móvel. Em quase todos, as operadoras foram obrigadas a assinar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), comprometendo-se a melhorar os serviços.
No ranking de reclamações do Procon (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor), as operadoras dominam o topo de reclamações.
Atualmente oferecem os serviços de telefonia móvel em Mato Grosso do Sul quatro operadoras, Claro, Vivo, Oi e Tim.