ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  12    CAMPO GRANDE 24º

Política

Autor de denúncia contra prefeito tem oferta de suborno: “ganhar dezão”

Aline dos Santos | 29/05/2023 12:08


Os bastidores da sessão desta segunda-feira (dia 29), em que a Câmara Municipal vai decidir se abre investigação contra o prefeito de Bela Vista, Reinaldo Miranda Benites (PSDB), o Reinaldo Piti, ganha contornos de escândalo político.

Vídeo em que um suposto emissário da prefeitura oferece a proposta de “ganhar dezão” ao advogado autor do requerimento ao Poder Legislativo circula pela cidade de 24.842 habitantes, localizada a 322 km de Campo Grande.

A gravação foi feita na manhã de sexta-feira (dia 26), no escritório do advogado Marcos William de Souza Pereira, morador no município há 32 anos. As imagens não mostram o rosto de quem oferece o pagamento. O homem cita a possibilidade de o advogado ganhar “dezão”, que seria R$ 10 mil para retirar o requerimento na Câmara. Ele também menciona que os vereadores vão apoiar o prefeito. “Nós temos sete vereadores, você sabe. Essa é a oportunidade de você ganhar dezão”.

O homem ainda cita que foi muito ajudado por Piti, citando um palavrão, e que é seu amigo particular. “Eu sou o primeiro motorista dele, você sabe, meu concurso é de 2018”. O advogado nega a tentativa de suborno e diz que vai “deixar quieto”.

Ao Campo Grande News, Marcos William não quis mencionar a identidade do homem que oferece propina e declarou que também não vai fazer Boletim de Ocorrência ou acionar o Ministério Público. “Eu conheço a pessoa, mas não sou amigo. Por mais que a conduta tenha sido ilegal, a minha denúncia não visa prejudicar ela. Se o pessoal do Ministério Público quiser tomar uma medida, será iniciativa deles”.

No último dia 22, o advogado reuniu informações sobre as três denúncias feitas pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) contra o prefeito, reeleito em 2020. As ações por improbidade administrativas foram protocoladas na Justiça de Bela Vista em março e abril deste ano.

Conforme a promotoria, durante as investigações iniciadas em 2017 e 2018, constatou-se um grande esquema criminoso com a participação de empresários, funcionários públicos e o prefeito de Bela Vista, com a finalidade de lesarem o erário e se enriquecerem ilicitamente. O prefeito foi alvo de duas fases da Operação Linha Marcada, realizada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado).

A reportagem não conseguiu contato com o prefeito Reinaldo Piti nesta segunda-feira. O presidente da Câmara, vereador Johnys Basso (União Brasil), confirmou que o pedido de abertura da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) será votado na sessão de hoje, que começa às 19h, e tem transmissão no Facebook da Casa de Leis e também pela Rádio Bela Vista FM 98,5.

Basso disse que não fez contato com os vereadores mencionados no vídeo.  O presidente só vota em caso de empate e antecipou que seria favorável à abertura da CPI.

Nos siga no Google Notícias