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Política

De olho no voto da geração Z, candidatos ao governo tentam 'lacrar' no Tik Tok

Políticos usam plataforma como estratégia com algoritmo que viraliza até 200 vezes mais que outros aplicativos

Gabriela Couto | 23/08/2022 14:02
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Montagem com colagens dos vídeos postados nos perfis dos candidatos ao governo no tik tok. (Foto: Ilustação)
Montagem com colagens dos vídeos postados nos perfis dos candidatos ao governo no tik tok. (Foto: Ilustação)

Dos sete candidatos ao governo do Estado nas eleições deste ano, seis estão na plataforma queridinha da geração Z (nascidos entre 1995 e 2010), o Tik Tok. O aplicativo é capaz de multiplicar o alcance das postagens em até 200 vezes de forma orgânica (natural e não paga), com seu potente algoritmo. Além disso, atinge os adolescentes, de 16 e 17 anos, que acabam tirar o título.

O candidato com maior número de curtidas é Renan Contar (PRTB). No perfil com o @capitaocontar são 72 postagens, 3.355 seguidores e 20 mil curtidas. O material enfatiza o apoio a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), as motociatas organizadas pelo deputado estadual. Ele aparece até falando inglês, mas sem muita ousadia nas postagens.

Em seguida vem a candidata do PT, Giselle Marques, com o @gisellegoverna e 36,3 mil curtidas. O perfil da advogada tem 5,7 mil seguidores e enfatiza bastante a campanha do presidenciável de Luiz Inácio Lula da Silva. Mas a equipe consegue uma linguagem mais jovial, com muitos trends, criando versões de vídeos que viralizam nas redes sociais,

André Puccinelli (MDB) tem 56 vídeos postados na rede social. No @andrepuccinellioficial é possível ver um  candidato que gosta de pescar, usando gíria jovem como "rolê" e que enfatiza lados positivos de suas gestões passadas. Usando a plataforma desde o começo da sua campanha ele já conseguiu 1629 seguidores e 7935 Curtidas.

O candidato do PSDB, Eduardo Riedel, também tem 30 vídeos publicados no perfil @riedelnotiktok. O jingle do tucano já está rodando na plataforma, assim como respostas curtas a perguntas feitas com frequência sobre ele. Com vários efeitos de edição, ele busca fazer um diálogo leve e jovem. Já possui 829 Seguidores e 5.513 Curtidas.

Com mais tempo utilizando a plataforma, desde 2020, a candidata do União Brasil, Rose Modesto, também usa trends para falar com a garotada e mostra o que recebe dos eleitores no Whatsapp.. São 118 vídeos, com 191 Seguidores e 1.363 Curtidas.

Com uma receita caseira, o candidato ao governo do PSOL, Adonis Marcos usa o perfil @adonismarcosoficial. Com imagens antigas de sua vida pessoal ele acumular 54 postagens da rotina com a família e somente agora tem acrescentado imagens da campanha eleitoral. Ao todo ele soma 345 seguidores e 587 curtidas.

Já a equipe da campanha de Marquinhos  Trad (PSD) começou a usar o Tik Tok, mas não parece ter continuado com a plataforma. São apenas cinco vídeos do começo da caminhada rumo ao governo do Estado postados endereço informado ao TRE, o @marquinhos.trad, com 84 Seguidores e 72 Curtidas.

Análise - Quem explica melhor o efeito do Tik Tok é a jornalista e especialista em branding, Lyra Líbero, 33 anos. “O uso do Tik Tok é extremamente geracional e cada geração tem seu jeito de usar. E maioria esmagadora de quem usa o aplicativo e navega por ele é geração Z. Só que a geração Z tem as próprias regras e questões. E o fato de a política estar preocupada em estar nesse aplicativo pra chegar junto dessa galera mais jovem é um indicativo do impacto que uma rede imersiva tem socialmente”, esclarece.

Segundo ela, o Tik Tok é sobretudo uma ferramenta de imersão e de descompressão. “Coisa que se perdeu em outras redes sociais hoje. E é por isso que o impacto dele só tem crescido. Os políticos não estão lá só pra atingir os mais jovens. Eles também estão lá por causa do algoritmo de viralização que a plataforma tem, que é 200 vezes maior que todas as plataformas da meta, como Instagram e Facebook. Os vídeos lá tem muito mais chance de atingirem mais pessoas de forma orgânica.”

Dentre as outras facilidades que a plataforma oferece ao usuário está o mecanismo de busca mais eficiente que as demais redes sociais. “Então se uma pessoa busca determinada coisa ela encontra. No Instagram isso é mais prejudicado. Sem falar que o Tik Tok permite vídeos de até 10 minutos. Hoje, dentre todas as redes sociais é a melhor plataforma pra quem está começando e quer alcance garantido. E sabemos que tráfego pago para políticos é difícil de fazer, porque tem várias coisas pontuando pra impedir, como fraude por exemplo. Então quanto mais tráfego orgânico melhor”, destacou.

Ela ainda deu uma receita do que chama 'gol de placa'. "Se um vídeo seu viralizar no Tik Tok e for postado no Instagram, viralizando lá é gol de placa. Hoje o Tik Tok é quem lança as tendências de praticamente todos os conteúdos. Pelo menos 99% das trends nascem no tik tok e só depois de umas duas semanas vão para o reels, já no Instagram elas morrem, ou seja, não é só pra atingir os mais jovens é pela capacidade da plataforma de expandir conteúdos virais."

A reportagem fez uma busca com o nome do candidato do PCO, Magno de Souza e o único material encontrado foi o meme da entrevista que ele deu na semana passada e que viralizou na internet pela sinceridade ao responder que não tinha plano de governo.

Segundo a especialista os perfis que estão com menos seguidores e views são os que não criam conteúdo que a plataforma pede, que é humanizado. "O Capitão Contar, por exemplo tem a maioria dos vídeos muito formal, ou muito campanha política. O candidato que humanizar a abordagem no tik tok com certeza vai ter mais sucesso, porque lá tem espaço pra isso, diferente do Instagram que virou um grande showcase", afirmou Lyra.


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