Investimento em saneamento faz MS superar "atraso histórico"
O investimento do governo André Puccinelli em saneamento, anunciado esta tarde, na Governadoria, vai garantir a superação de um “atraso histórico” em matéria de esgotamento sanitário em Mato Grosso do Sul, na avaliação do diretor-presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa. “Quando André assumiu o governo, na primeira gestão, em 2007, o Estado só tinha 5% de rede de esgoto sanitário. Atualmente são 35% e até final do mandato, esperamos chegar a 50%”, destacou ele.
Na cerimônia desta quinta-feira, com assinatura de convênios, o governador anunciou que estão sendo beneficiados 42 municípios com mais de R$ 224 milhões de investimento em saneamento, incluindo redes de esgoto e de abastecimento de água.
O diretor presidente da Sanesul enfatizou que 39% da verba é recurso próprio do governo do Estado e o restante proveniente do governo federal.
Dourados é o município que mais vai receber a maior parte do dinheiro, R$ 106 milhões. “E deve alcançar 85% de esgostamento sanitário e rede de abastecimento de água”, informou José Carlos. Em Três Lagoas e Ponta Porã, ainda conforme o dirigente da Sanesul, a abrangência vai chegar a 95%.