Mandetta dribla legislação com uso de avião oficial na volta para MS
As viagens do ministro da Saúde foram em junho, agosto e dezembro do ano passado
Ministro da Saúde, o campo-grandense Luiz Henrique Mandetta (DEM) foi citado em reportagem da revista Veja sobre integrantes do primeiro escalão que driblaram a legislação e abusaram do uso de aeronaves oficiais.
Segundo a revista, Mandetta utilizou aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) como transporte para sua casa, em Campo Grande, por pelo menos três vezes. Essa modalidade de viagem é proibida desde 2015.
As viagens foram em junho, agosto e dezembro do ano passado. A revista detalha que em 20 de dezembro, uma sexta-feira, Mandetta foi a Jacobina (interior da Bahia) para participar de reinauguração de hospital, compromisso oficial. Mas à tarde, o avião decolou para Campo Grande, onde o ministro mora.
As aeronaves da FAB estão à disposição das autoridades da República para ser utilizadas exclusivamente em agendas de trabalho ou por questões de segurança.
A Veja destaca os deslocamentos do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni e sua esposa. Dos treze voos nacionais realizados por Lorenzoni com aeronaves da FAB em 2019, oito foram para o Rio Grande do Sul, sua base eleitoral.
O Campo Grande News entrou em contato com a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde e não obteve retorno até a publicação da matéria.