Psol e Rede oficializam Luso Queiroz na disputa pela prefeitura da Capital
Federação terá 12 candidatos a vereador e quer priorizar a saúde pública em caso de vitória nas urnas
A federação formada pelos partidos Psol e Rede Sustentabilidade apresentou, no início da noite desta segunda-feira (23), a pré-candidatura de Luso Queiroz e Lya Santos aos cargos de prefeito e vice-prefeito de Campo Grande para as eleições municipais de 2024, que ocorrem no mês de outubro.
O evento também chancelou a pré-candidatura de 12 nomes aos cargos de vereador. De acordo com o secretário executivo da federação, Lucien Roberto Garcia, a construção para escolha dos nomes internamente foi tranquila.
À imprensa, Luso definiu a saúde pública como prioridade. "Nossas bandeiras serão saúde, educação, apoiar o funcionalismo público e também investir em turismo de qualidade. Infelizmente o nosso município está sofrendo muito com a falta de profissionais e com a falta de investimento. Queremos desenterrar de uma vez por todas o Hospital Municipal, que terá capacidade de atender melhor população em especialidades diversas".
Segundo o pré-candidato, problemas sintomáticos da saúde pública podem ser resolvidos com apoio local de empresas. "Entendemos que há uma falta de medicamentos simples. Em São Paulo (SP), uma fundação pública fabrica os resíduos utilizados na produção dos remédios. Aqui, quero devolver essa autonomia com apoio de incubadoras municipais de medicamentos, que podem fazer parceria com SES (Secretaria Estadual de Saúde) e Sesau (Secretaria Municipal de Saúde)".
Outro ponto destacado no encontro da majoritária foi o turismo. Para Luso, a Cidade Morena pode obter retorno ao investir nos balneários Ceuzinho e Inferninho.
"Ninguém analisou a potencialidade de transportar inferninho em turismo. Não somos só o Pantanal. Somos abertura para ele. O turista vem para ver a Serra da Bodoquena e a cidade de Bonito. Precisamos investir no turismo que traga cultura e que gere empregos na hotelaria aqui também. Abrir novas divisas para o município. Atualmente, Campo Grande parou no tempo", explicou o pré-candidato.
Para o eleitorado presente, a pré-candidata Lya Santos caracterizou a união dos partidos como uma irmandade. "Nossa majoritária se aliou como irmãos. A minha indicação representa muito, para ir até o final. Já estamos tocando em algumas pautas do partido para reger e dar uma terceira opção aos eleitores. Para o legislativo estamos tentando fomentar o máximo de nosso grupo".
Biografia - Lucas Gabriel de Souza Queiroz Batista, de 29 anos, foi escolhido por unanimidade ao cargo municipal pela federação formada com a Rede Sustentabilidade, que tem como sua principal estrela a ministra de Meio Ambiente, Marina Silva. Comerciante, é especializado em Ciências Políticas, ligado a entidades, como a Ubes (União Brasileira de Estudantes).
Em 2022, o pré-candidato tentou concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa, mas não deu. A Justiça Eleitoral encontrou inconsistência em sua filiação ao Psol, questão hoje resolvida segundo Luso.
Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais.