Conheça Galápagos, lugar onde ilhas nascem de vulcões
Ilhas Galápagos, no Equador. É um destino cheio de encantos, começando pelo fato de ter sido o berço da teoria da evolução de Charles Darwin. No arquipélago equatoriano o naturalista britânico fez a descoberta sobre como as espécies evoluem em função do seu ambiente e das suas necessidades. Por isso, e por muitos outros motivos, esse destino é tão mágico e imperdível.
É possível chegar em Galápagos descendo no aeroporto Seymour, o primeiro aeroporto ecológico do mundo localizado na ilha de Baltra ou no aeroporto da Ilha de San Cristóbal. Ambas as ilhas são muito turísticas, então qualquer uma das duas é uma boa opção de porta de entrada ao arquipélago. Quem pretende explorar a maior parte das ilhas pode se programar para chegar por um aeroporto e partir por outro, uma alternativa para quem quer conhecer mais lugares e poupar tempo nos transfers.
A viagem é uma aventura que a beleza das ilhas faz valer a pena. A Latam tem voo para San Cristóbal a partir de Campo Grande com quatro paradas na ida e três na volta. Por exemplo, há opção de passagem saindo da capital sul-mato-grossense no feriadão de Tiradentes por R$ 4.873 ida e volta, saindo dia 19/04 e retornando no dia 23/04. Na ida são 33h22min de viagem em três conexões para troca de avião, a primeira no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, depois em Lima, no Peru, depois em Quito, capital do Equador, e uma escala em Guayaquil antes de aterrissar no destino. A volta tem três paradas e 21h42min de viagem.
A Isla Santa Cruz é a ilha central, de onde é recomendável começar a viagem e, depois, seguir para as demais ilhas. Para chegar lá é preciso voar até Baltra e, então, pegar uma balsa até Santa Cruz. Uma das maiores atrações locais é o Rancho de las Primicias, onde os visitantes encontram as clássicas e gigantes tartarugas equatorianas, aprendem sobre a história e a preservação do local e conhecem a trajetória da solitária tartaruga George, que morreu há alguns anos e foi o última de sua espécie.
Também dá para curtir as praias da ilha e, anote: Tortuga Bay é imperdível! Lá, diferentes animais, como raias-manta e iguanas, acompanham o mergulho dos turistas. Pois é, iguanas aquáticas, que podem ficar até 45 minutos submersas. Curiosidade: essa espécie foi uma das descobertas de Darwin. Quem desejar conhecer outros tesouros da ilha, pode contratar diferentes passeios ou ainda descobri-los por conta própria. O que é garantido é o privilégio de poder presenciar animais convivendo harmoniosamente por toda a ilha.
A Ilha de San Cristóbal é a segunda mais populosa de Galápagos. A primeira coisa a fazer é ir ao Muelle Tijeretas para viver a experiência inesquecível de nadar com lobos marinhos. Mas lembre-se: se você quiser chegar perto, é preciso que eles se aproximem primeiro, caso contrário, eles podem se assustar e se defender. Outra ótima maneira de conhecer a ilha por inteiro é por meio de um tour 360º oferecido por diversas agências locais, no qual é possível praticar snorkel, mergulhar e ainda encontrar tubarões-martelo e golfinhos!
Informação importante: após mergulhar é preciso esperar no mínimo 12 horas para embarcar em um avião. Isso para que o corpo se acostume com a mudança de pressão e, assim, evitar problemas de saúde. Se mergulhou mais de uma vez nos últimos dias, a espera para pegar um voo terá de ser de no mínimo 18 horas.
Galápagos é feita de resquícios de erupções vulcânicas, portanto existem muitos vulcões por lá e é possível fazer passeios para vê-los. Um deles é Los Túneles, na ilha Isabela, a 2 horas e meia de balsa de Santa Cruz. É um passeio único, no qual se observam pedras vulcânicas sobre e sob a água, bem como uma vida marinha riquíssima repleta de tubarões, cavalos-marinhos, pinguins entre outros.
Quem busca um lugar para praticar snorkel, a melhor opção local é ir até Concha de Perla, que tem águas bem calmas, é de fácil acesso e gratuita. O gasto com todos os transportes utilizados para se locomover pela ilha pode pesar no bolso, por isso é muito comum alugar bicicletas e ver por conta própria tudo o que o destino tem para oferecer.