Ainda como conceito, primeira picape de luxo é apresentada pela Mercedes
Batizada de Classe X o modelo é a primeira picape de luxo do mundo
Que tal uma picape de luxo? É isso mesmo, a Mercedes-Benz acaba de revelar imagens da primeira picape média produzida por uma marca de luxo no mundo. A picape foi apresentada na Suécia e por enquanto é apenas um conceito mas tem previsão de ser comercializada em 2017 e para o Brasil em 2018.
Chamado de Classe X, a picape está sendo desenvolvida em parceria com o Grupo Renault-Nissan, e será administrada pela divisão de vans da Mercedes-Benz, diferentemente da Vito e da Sprinter, que são feitas na planta da Mercedes em Buenos Aires, a picape que será vendida no Brasil será produzida na fábrica da Renault em Córdoba (Argentina).
No lançamento a marca mostrou duas versões da X-Class. A "stylish performer" na cor branca tem o visual mais requintado e clássico, com rodas de 22 polegadas e toques de madeira no interior. A "powerful adventurer", em amarelo, é claramente para quem pretende abusar da capacidade fora de estrada, com 1,90 metro de altura, grande distância do solo e pneus para todos os terrenos.
A versão topo de linha da futura picape virá equipada com o propulsor V6 a diesel com tração permanente nas 4 rodas, segundo a marca terá capacidade de carregar 1,1 tonelada na caçamba ou de puxar até 3,5 toneladas.
Esta força é suficiente para transportar, por exemplo, cerca de quatro metros cúbicos de lenha na caçamba e um veleiro a reboque. Simultaneamente, o trem de rodagem de fabricação própria com eixos largos, um eixo traseiro de cinco braços com molas helicoidais e uma configuração de molas e amortecedores ajustada com exatidão asseguram o elevado conforto de condução on e off-road. A picape com a estrela se destaca por sua direção precisa, uma sensação de conforto na condução e um comportamento ágil nas curvas. As irregularidades do piso são seguramente absorvidas. Além disso, o modelo é perfeito para o espaço urbano.
O sistema de tração total combina um sistema de tração eletrônico, uma caixa de transferência com redução fora de estrada e dois bloqueios de diferencial. O sistema de tração e os bloqueios de diferencial ativados eletricamente levam a força para onde a tração é melhor. Sob condições off-road extremas, o diferencial das rodas traseiras e o diferencial longitudinal podem ser bloqueados. Deste modo é possível transpor obstáculos difíceis e subidas íngremes com segurança.
Por dentro, nada da picape japonesa. O ambiente é inteiramente diferenciado e com materiais nobres, mescla bem tons de branco e marrom, e conta com couro, madeira, alumínio polido e escovado. Os difusores de ar internos são redondos e o quadro de instrumentos deverá ser virtual. Haverá ainda tela central sensível ao toque, além do touchpad, item disponível em boa parte dos modelos de luxo da marca.
Com o touchpad é possível utilizar todas as funções de telemática por meio de gestos ou a introdução de letras e caracteres, tal como em um smartphone. Desta forma, a Mercedes-Benz introduz no segmento das picapes médias a mais moderna tecnologia de comando e exibição. Ao mesmo tempo, são mantidas as características e funcionalidades típicas do segmento das picapes como, por exemplo, o freio de estacionamento no console central.
Com a picape a Mercedes-Benz Vans acrescenta uma quarta série ao seu portfólio. Simultaneamente, a marca com a estrela será o primeiro fabricante premium a entrar no promissor segmento das picapes médias. Até a introdução no mercado, a Daimler AG investirá na nova série um montante na ordem das centenas de milhões de euros. Ela será lançada no mercado no final de 2017 sob o nome Mercedes-Benz Classe X. Os principais mercados são Argentina, Brasil, África do Sul, Austrália e Europa.
Segundo o Dr. Dieter Zetsche, presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e diretor da Mercedes-Benz Automóveis, “com a picape Mercedes-Benz preenchemos uma das últimas lacunas no nosso portfólio. O nosso objetivo é oferecer a cada cliente um automóvel adequado para as suas necessidades. A Classe X será padrão em um segmento em expansão”.
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