Hyundai lança novo HB20X com visual mais “aventureiro”
Além do visual, modelo ganha câmbio de seis velocidades nas versões manual e automática.
Seguindo as mudanças na linha HB20, agora chegou a vez da versão aventureira do hatch da Hyundai, o HB20X recebe a primeira reestilização, segundo a montadora o modelo começa a ser vendido no mês de novembro. Entre as novidades estão ampla grade frontal com detalhes cromados, proteções mais robustas da carroceria e barras de teto com acabamento preto, além disso o modelo recebeu faróis de neblina com projetores e lanternas Clear Type como itens de série, rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento diamantado, e para-choques dianteiro e traseiro e identificação de emblemas renovados para toda a linha. Na versão topo de linha Premium foram introduzidos faróis com projetores em LED.
Para um verdadeiro aventureiro é importante a altura livre em relação ao solo, que agora passa a ser de 206 mm – 41 mm a mais que na versão hatch –, e sua altura total cresceu 10 mm, atingindo 1.550 mm. A posição de dirigir também ficou 10 mm mais alta, o que vai ao encontro da proposta do carro.
A Hyundai também passa a oferecer uma nova cor perolizada exclusiva para o Novo HB20X, a Verde Forest, e as novas cores metálicas Prata Sand e Bronze Terra, introduzidas com a renovação da versão hatch, somam-se à tradicional Prata Metal, ao tom sólido Branco Polar e à pintura perolizada Azul Sky.
Na parte interna o HB20X conta com painel preto em todas as versões, novo tecido exclusivo com gravação em alto relevo e volante com couro perfurado. Recebe ainda a opção do pacote Dark Brown, com bancos, painel das portas dianteiras e manopla de câmbio em couro marrom.
Na versão topo de linha o modelo vem equipado com ar condicionado automático digital com acabamento em preto brilhante, dois airbags laterais de tórax, que se juntam aos dois airbags frontais tradicionais, e retrovisores com rebatimento automático, que abrem e fecham ao toque de um botão no painel ou por meio dos comandos na chave canivete. O modelo também vem equipado com a central multimídia de 7 polegadas Car Link®, para smartphones Samsung e LG, e em breve funcionará com o Apple CarPlay®, para iPhone 5 e superiores.
Na parte mecânica a principal novidade fica por conta do câmbio, de seis velocidades tanto na configuração manual quanto na automática, a sexta marcha funciona como overdrive, para redução do consumo de combustível, das emissões de poluentes e do nível de ruído em altas velocidades.
O HB20X vem equipado com o motor 1.6 de 128 cavalos a 6.000 mil rpm e 16,5 kgfm. A Hyundai afirma o modelo com o novo câmbio manual faz 8,3 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada, enquanto com câmbio automático faz 7,1 km/l e 8,7 km/l, respectivamente e sempre abastecido com etanol.
Segundo a montadora, com o novo câmbio manual, a velocidade máxima do Novo HB20X subiu para 183 km/h e o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h foi mantido em 9,8 segundos. No caso da transmissão automática, houve melhora expressiva no desempenho: a velocidade máxima aumentou 6%, para 185 km/h, e o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h diminuiu 3%, fechando em 11,2 segundos. A opção automática possui troca sequencial, podendo fazer também as trocas manuais.