Polo 2023 chega com preço menor, mas motor turbo tem potência reduzida
O modelo chega com visual renovado, interior mais moderno e mais econômico.
A Volkswagen apresentou o novo Polo 2023, o modelo chega com mudanças sutís no visual e mais tecnologia. O carro ganhou para-choques redesenhados, novo conjunto óptico e faróis inspirados no Golf europeu.
O novo Polo é primeiro modelo do segmento a oferecer faróis de LED desde as versões mais básicas. O conjunto de faróis de LED é composto por farol alto, baixo, e sinalização diurna, luz de posição e luz direcional totalmente em LED. O farol principal em LED pode alcançar um fluxo luminoso de mais de 700 lumens (quantidade de luz irradiada) de intensidade - aumento de mais de 50% comparado a um farol convencional -, e mais de 130 metros de distância, alcance 80% maior na comparação.
Na parte traseira, as lanternas têm nova assinatura noturna, agora bem mais perceptível, além de logo e nome do carro em posicionamento central, seguindo o padrão de outros modelos da marca, como Nivus, T‑Cross e Taos.
No interior o modelo tem novo painel de instrumentos totalmente digital de 8 e 10,25 polegadas, o ar-condicionado Climatronic é digital, 100% touch screen. Também tem carregamento de celular por indução, que dispensa o uso de fio ou adaptador.
No quesito segurança, o novo Polo conta com quatro airbags – dois dianteiros e dois laterais, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Distribuidor Eletrônico de Frenagem (EBD), Controle de Tração, Hill Hold Control, Sistema de frenagem automática pós-colisão, Sistema isofix, e agora inéditos faróis de LED.
Na parte mecânica, a versão de entrada do compacto conta com o mesmo motor 1.0 MPI de 84 cv e 10,3 kgfm de torque máximo, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas.
A VW trocou o motor TSI 200 pelo TSI 170 do UP. Agora com 116 cv e 16,8 kgfm de torque, também com câmbio manual de cinco velocidades –pela primeira vez o Novo Polo traz a combinação do motor TSI com a transmissão manual. Com essa mudança o modelo ficou ainda mais econômico.
A menor potência trouxe uma boa vantagem na economia de combustível, fazendo 16,4 km/l de gasolina na estrada. Como um tanque de 52 litros, o VW Polo TSI chga a de 852 km de autonomia.
O motor 200 TSI, o 1.0 turbo com injeção direta de 128 cv e 20,4 kgfm, ficou restrita para os SUVs da VW.
O preço do Polo Comfortline baixou de R$ 108.890 para R$ 102.990, enquanto o Polo Highline passou de R$ 116.990 para R$ 109.990.