ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  26    CAMPO GRANDE 27º

Veículos

Primeiro caminhão autônomo da marca Freightliner circula nos EUA

O sistema de piloto automático rodoviário Highway Pilot utiliza sensores inteligentes e câmera estéreo

Márcio Martins | 14/05/2015 22:34
Primeiro caminhão autônomo da marca Freightliner circula nos EUA

O Freightliner Inspiration Truck com sistema de piloto automático Highway Pilot é o primeiro caminhão autônomo do mundo a conseguir licença para uso em estradas públicas, o que acaba de ser autorizado pelo estado de Nevada, nos EUA. Em julho do ano passado, a Daimler Trucks deu a primeira demonstração ao mundo de um caminhão autônomo em ação, quando o Mercedes-Benz Future Truck 2025 rodou em um trecho isolado da rodovia expressa A14 próxima a Magdeburg, na Alemanha.

O Freightliner Inspiration Truck é agora o próximo marco de progresso rumo à produção em série do Highway Pilot. Os engenheiros de desenvolvimento da Daimler Trucks transferiram o sistema para a marca americana Freightliner e o adequaram para uso nas rodovias dos EUA. Como resultado: o estado de Nevada certificou nada menos do que dois caminhões Freightliner Inspiration Truck para operações regulares em rodovias públicas.

Primeiro caminhão autônomo da marca Freightliner circula nos EUA
Primeiro caminhão autônomo da marca Freightliner circula nos EUA

Com o Freightliner Inspiration Truck, a Daimler Trucks, mais uma vez, obtém sucesso na implementação das mais recentes inovações em todas as suas unidades de negócios e marcas. Este caminhão autônomo toma por base o modelo de produção em série nos EUA, o Freightliner Cascadia, com o acréscimo do Highway Pilot. Esta tecnologia compreende um radar dianteiro, sensores inteligentes e uma câmera estéreo, mais os sistemas já testados e aprovados de assistência à condução, como o "Adaptive Cruise Control" (piloto automático adaptável), já disponível para modelos de linha do Freightliner Cascadia e do Mercedes-Benz Actros.

Para obter licença para as estradas públicas de Nevada, a tecnologia foi ainda mais aprimorada e a excelente interação dos componentes foi extensivamente testada. Na chamada "viagem maratona" do caminhão, o Freightliner Inspiration Truck cobriu mais de 10.000 milhas (mais de 16.000 km) em um circuito de teste de Papenburg, na Alemanha.

A despeito das tecnologias em comum, o Freightliner Inspiration Truck e o Mercedes-Benz Future Truck, bem como os veículos de linha de ambas as marcas, são conceitos de veículos independentes, que são especificamente adequados para seus mercados e suas respectivas demandas.
Como operar o Freightliner Inspiration Truck

Logo que o Freightliner Inspiration Truck chega com segurança à estrada, o motorista pode acionar o Highway Pilot. O motorista recebe um aviso visual no painel de instrumentos para ativar o sistema. Assim, o veículo muda para o modo autônomo e se adapta à velocidade do trânsito. O condutor recebe então, no painel, a mensagem "Highway Pilot ativado".

O Highway Pilot utiliza uma câmera estéreo complexa e sistemas de radar com as funções "lane-keeping" (manutenção na faixa de rolagem) e "collision-prevention" (prevenção de colisões). Ele regula a velocidade, aplica os freios e dirige. Essa combinação de sistemas cria um veículo autônomo que consegue operar com segurança em uma ampla variedade de condições de condução – o caminhão automaticamente cumpre os limites de velocidade informados, ajusta a distância a ser mantida em relação ao veículo que vai à frente e usa a função de parada/partida durante a hora do rush.

O sistema Highway Pilot não dá início às manobras de ultrapassagem de forma autônoma. Elas precisam ser executadas pelo motorista. O mesmo se aplica para sair da rodovia e mudar de pista. Através da interface do usuário, o Highway Pilot mantém o motorista visualmente informado sobre sua situação do momento e aceita instruções. O motorista pode desativar o sistema manualmente e consegue sobrepujá-lo a qualquer momento. Se o veículo não puder mais processar aspectos cruciais do seu entorno, por exemplo, devido a obras na estrada ou mau tempo, o motorista é avisado para reassumir o comando. Além de um alerta visual no painel de instrumentos, há também um aviso sonoro subsequente.

Primeiro caminhão autônomo da marca Freightliner circula nos EUA
Primeiro caminhão autônomo da marca Freightliner circula nos EUA

A tecnologia do Freightliner Inspiration Truck

Uma unidade de radar centralizada no parachoque dianteiro do Freightliner Inspiration Truck monitora a estrada no curto e no longo alcance. O sensor de longo alcance cobre cerca de 820 pés (250 metros), com um ângulo de abertura de 18 graus e detecta os veículos em uma área longa e estreita. O sensor de curto alcance abrange cerca de 230 pés (70 metros), com um ângulo de abertura de 130 graus e detecta os veículos em uma área mais larga à frente do caminhão.

O radar dianteiro oferece a base para o sistema Adaptive Cruise Control (piloto automático adaptável) e o sistema Active Brake Assist (assitência ativa dos freios), já conhecidos desde o Mercedes-Benz Actros e a série Detroit Assurance™ dos sistemas de segurança no modelo de produção em série do Freightliner Cascadia Evolution.

A área à frente do caminhão também é monitorada por uma câmera estéreo montada acima do painel, no lado interno do parabrisa. Ela tem um alcance de cerca de 100 metros (328 pés) e os ângulos de abertura são de 45 graus na horizontal e 27 graus na vertical. A câmera reconhece as marcações no chão e se comunica com a caixa de direção do Highway Pilot para manter o caminhão na pista de maneira autônoma.

O Adaptive Cruise Control (piloto automático adaptável) do Freightliner Inspiration Truck utiliza os mesmos hardware e software que as versões de série do Mercedes-Benz Actros e do Freightliner Cascadia Evolution. O sistema recebe os sinais de input dentro da mesma faixa de valores e compreende as mesmas funções e aspectos de segurança. O uso do sistema padrão garante que as manobras de aceleração e frenagem controladas pelo Highway Pilot sejam sempre dentro dos limites do veículo de produção. O sistema ativo de direção automática utiliza o mesmo hardware que os veículos de produção. Entretanto, o software foi modificado. Ele oferece as mesmas funções e características de segurança do veículo de linha.

A caixa de direção instalada no Freightliner Inspiration Truck já foi testada e aprovada nas estradas em caminhões Mercedes-Benz desde 2011. A câmera do sistema Lane Keeping Assist já completou mais de 50.000 milhas (80.000 quilômetros) de testes e foi usada em todos os projetos de Engenharia Avançada da Mercedes-Benz desde 2008. Os testes do radar dianteiro também começaram em 2008 e, desde então, foram concluídos com sucesso em mais de 2 milhões de milhas (3 milhões de quilômetros) na produção em série e em testes na Mercedes-Benz Cars e na Daimler Trucks.


A aparência externa moderna do Freightliner Inspiration Truck é dominada pelo design do capô do motor, que se sobrepõe à grade usual do radiador. O capô pode ser empurrado para frente e basculado para a abertura. Os revestimentos das portas são moldados de maneira a se harmonizar com perfeição às linhas da extremidade dianteira. Os painéis laterais foram redesenhados para formar uma unidade única com o capô e com os arcos das rodas, que também foram otimizados do ponto de vista aerodinâmico.

A iluminação externa do Freightliner Inspiration Truck é muito atrativa e totalmente nova: a placa da licença, os indicadores e a grade do radiador brilham em azul logo que o caminhão entra no modo autônomo. Na operação normal do veículo, brilham em branco. Os faróis incomuns dão continuidade à linguagem do design do capô.
Um aspecto especial do interior do caminhão são os seus bancos, que foram instalados especificamente para a viagem de estreia do Freightliner Inspiration Truck. Além disso, a iluminação interna em halogênio cria uma atmosfera agradável e acolhedora.

Primeiro caminhão autônomo da marca Freightliner circula nos EUA
Primeiro caminhão autônomo da marca Freightliner circula nos EUA

Depois do Cascadia Evolution Truck e do SuperTruck, o Inspiration Truck representa a terceira demonstração da maneira consistente pela qual a estratégia da tecnologia da Freightliner Trucks se desenvolveu nos EUA. Como fabricante global de veículos comerciais, a Daimler demonstra, mais uma vez, o quanto as tecnologias inteligentes podem ser desenvolvidas pelas marcas do Grupo dentro do menor prazo possível. A estratégia da plataforma mundial da Daimler Trucks, em especial, permite assim alcançar economias de escala.

Olhando os sistemas técnicos necessários para a condução autônoma no futuro e fazendo uma comparação com os componentes já em uso hoje nos automóveis e veículos comerciais de suas marcas, nota-se claramente que a Daimler – com a Mercedes-Benz, a Freightliner Trucks, a Detroit Diesel e a Fuso – ocupa posição de liderança.

Nenhuma outra empresa tem o poder combinado dos setores de veículos comerciais e automóveis nesse campo. Ao fazer isso, o Grupo garante abrangente know-how para desenvolver da maneira ideal os veículos autônomos para o trânsito nas estradas.

No segmento de veículos comerciais, o Highway Pilot é o único do mundo a apresentar a tecnologia de sensor e câmera que torna possível a operação do Freightliner Inspiration Truck, desde a aceleração inicial até a velocidade limite para caminhões. Assim, a Freightliner apresenta o produto mais inovador com o mais alto grau de automação para os EUA.

Nos siga no Google Notícias