ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Aeronave de MS transporta órgãos para salvar vidas de pacientes do DF

Dois rins e um fígado foram enviados em aeronave da Casa Civil para pacientes em Brasília

Por Gabriel de Matos | 10/07/2024 16:09
Equipe que viabilizou o transporte dos órgãos em aeronave de MS (Foto: Divulgação) 
Equipe que viabilizou o transporte dos órgãos em aeronave de MS (Foto: Divulgação)

Uma aeronave da Cessna Aircraft, modelo 550, que pertence ao Governo do Estado, fez um voo pela vida nesta quarta-feira (10). O avião levou dois rins e um fígado para Brasília (DF). O transporte foi viabilizado pela CET-MS (Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso do Sul).

Segundo a coordenadora da Central, Claire Carmen Miozzo, a operação só foi possível graças a solidariedade da família da doadora, mulher de 68 anos. “Isso foi possível graças a solidariedade da família de doar os órgãos e tecidos do seu ente querido. Para ser um doador de órgãos e tecidos converse com sua família. Deixe sua família ciente de sua vontade”, explicou.

Além dos rins e fígado, também foram coletadas as córneas da doadora, em procedimento realizado na madrugada desta quarta-feira, no Hospital da Santa Casa de Campo Grande. As córneas serão destinadas a pacientes de Mato Grosso do Sul.

A coordenadora da Central, Claire, ressaltou a importância da doação de órgãos para salvar vidas. “As pessoas não conversam sobre a doação de órgãos e tecidos. Quando morrem, cabe a família autorizar a doação. Durante a acolhida, entrevistamos o familiar e damos o direito da família decidir pela doação. Muitas vezes, quando dizem ‘não’, a maioria é porque desconhece a vontade de quem foi a óbito. Se isso for deixado claro em vida com a família, ela vai autorizar”.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias