Crianças mortas por covid-19 em MS estavam sem vacina
Neste ano, nenhuma das vítimas com menos de 18 anos recebeu imunizante, aprovado somente no fim de 2021
De acordo com dados do Ministério da Saúde, levantados pelo Campo Grande News, nenhuma sete crianças que morreram com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) provocada por covid-19 em Mato Grosso do Sul, neste ano, tinha tomado vacina contra o coronavírus.
As vítimas mapeadas pelo governo federal tinham entre um a 15 anos e morreram em fevereiro (6) e em janeiro (1).
Vale ressaltar que o público infantil começou a ser incluído na campanha de vacinação somente em meados de agosto do ano passado. Apenas no início de 2022 que indivíduos abaixo dos 12 começaram a receber doses.
Desde o início da pandemia, conforme dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde), 29 crianças ou adolescentes foram vítimas da covid-19. Nesta manhã, foi confirmada a morte de um bebê, com menos de 12 meses, morto na última sexta-feira.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) permitiu na semana passada a vacinação de crianças de três a quatro anos, com doses de Coronavac. O imunizante foi aprovado mediante critérios de segurança e eficácia.
Em relação a todas as vítimas, de qualquer idade, neste ano, cerca de 94% das mortes registradas estavam sem ciclo vacinal completo.