ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUINTA  26    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Estado reabre agendamento para emissão do novo RG

Interessados devem preencher cadastro prévio na página da Sejusp

Por Gustavo Bonotto | 02/12/2024 23:11
Perita da Polícia Cívil tirando foto de homem para novo RG, em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)
Perita da Polícia Cívil tirando foto de homem para novo RG, em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)

A Sejusp (Secretaria de Justiça de Segurança Pública) abriu, nesta segunda-feira (2), novas vagas para a emissão da nova carteira de identidade. Ao todo, foram liberadas cerca de 2 mil oportunidades diárias para todo o Estado.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Mato Grosso do Sul anunciou a abertura de cerca de 2 mil vagas diárias para a emissão da nova carteira de identidade, com um total de 146 mil documentos já expedidos desde o início do processo em janeiro. A nova identidade traz inovações como um QR Code para verificar a autenticidade e um código MRZ, similar ao de passaportes, além de promover a inclusão ao não diferenciar nome social e nome civil, nem incluir o campo de sexo. A primeira via do novo RG é gratuita e requer cadastro prévio no site da secretaria.

Os interessados em emitir o novo RG agora devem preencher cadastro prévio através da página oficial da secretaria. A emissão da 1º via é gratuita e os atendimentos presenciais são realizados no posto direcionado pelo próprio site. Veja o passo a passo a seguir:

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Segundo a Sejusp, já foram expedidos 146 mil documentos desde o dia 11 de janeiro, data do início da emissão do novo RG em Mato Grosso do Sul.

Entre as mudanças, a nova carteira de registro civil tem um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Com ela, a probabilidade de fraudes é menor, visto que antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por Estado, além do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

A identidade conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna ainda um documento de viagem. Outra alteração é para tornar o registro mais inclusivo e representativo.

O novo documento não terá mais distinção entre nome social e nome do registro civil. O nome usado será o declarado no ato da emissão. A carteira de identidade também será impressa sem o campo referente ao sexo.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias