Governo autoriza concurso com 30 vagas para delegados
Vacância de cargos ocorreu nos últimos dois anos por exoneração ou falecimento
O Governo do Estado autorizou a abertura de concurso público com 30 vagas para delegado de Polícia Civil em Mato Grosso do Sul. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (27) em Campo Grande.
De acordo com a Conleg (Consultoria Legislativa do Governo do Estado), o quantitativo de cargos respeita o quadro de vacância registrado pela Delegacia-Geral de Polícia Civil.
Com a autorização do governador, as secretarias de Administração e Desburocratização e de Justiça e Segurança Pública vão iniciar o processo de abertura do certame, estabelecendo normas e procedimentos para o recrutamento e seleção dos candidatos.
Em 2018, o Estado conseguiu zerar o déficit de delegados com a inclusão de 72 profissionais na Polícia Civil. Entretanto, nos últimos dois anos e meio houve a vacância de 30 cargos - que ocorre quando o servidor é exonerado ou falece.
No último mês, por exemplo, morreu o Delegado Mikaill Alessandro Gouvea Faria, em acidente de carro na BR-060, entre Sidrolândia e Campo Grande. Ele tinha 42 anos e entrou nos quadros da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul em 2014, quando foi aprovado em concurso público e lotado na Delegacia de Polícia de Amambai.
Foi Delegado Regional Adjunto da Delegacia Regional de Ponta Porã, em 2018 e transferido para a Capital em 2019. Dias antes de morrer, foi designado para assumir a titularidade da recém-criada Delegado (Delegacia Especializada de Combate a Crimes Rurais e Abigeato).