ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Governo identifica página que emitia boletos falsos de IPVA

Com endereço 'fake', golpistas acessavam dados da Sefaz para emitir guias de pagamento adulteradas

Gustavo Bonotto | 07/03/2023 20:01
Boleto de pagamento do IPVA em 2023. (Foto: Direto das Ruas/Arquivo)
Boleto de pagamento do IPVA em 2023. (Foto: Direto das Ruas/Arquivo)

A Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) identificou página que se passava pelo endereço eletrônico do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), na tarde desta terça-feira (7). De acordo com a equipe de tecnologia do governo, contribuintes devem ficar atentos para não cair em golpes pela internet.

A página, intitulada de "IPVA 2023 - pagedemo.co", acessava dados disponibilizados pela página oficial da Sefaz, mas gerava documentos falsos de arrecadação. Dessa forma, o proprietário realizava pagamentos para golpistas.

Buscando proteger o sul-mato-grossense, a secretaria suspendeu as páginas relacionadas ao pagamento do imposto e emitiu alerta para motoristas do Estado. "A Sefaz reafirma seu compromisso com a transparência pública, bem como com os contribuintes sul-mato-grossenses", explicou em nota.

A pasta acionou a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) para tomar providências administrativas e técnicas, além de medidas cabíveis na esfera criminal.

Golpes - Segundo dados da Sejusp, 1.961 casos de estelionato foram registrados entre 1º de janeiro e 7 de março de 2023, o equivalente a 30 casos registrados por dia. O delegado titular da Segunda Delegacia de Polícia, Ricardo Meirelles, orienta que a pessoa deve checar as informações a respeito de possíveis cobranças, promoções ou compras feitas pela internet.

O delegado instrui que seja feita a checagem de dados por meio de canais e sites oficiais. Ele alerta que em casos de empréstimos, por exemplo, não é cobrada nenhuma taxa pela empresa credora antes de realizar o empréstimo. Em caso de compras, é recomendado que o cliente opte por comprar através de aplicativos autorizados e verificados pelas lojas de aplicativos, como a Apple Store e a Play Store.

Nos siga no Google Notícias