Governo identifica página que emitia boletos falsos de IPVA
Com endereço 'fake', golpistas acessavam dados da Sefaz para emitir guias de pagamento adulteradas
A Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) identificou página que se passava pelo endereço eletrônico do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), na tarde desta terça-feira (7). De acordo com a equipe de tecnologia do governo, contribuintes devem ficar atentos para não cair em golpes pela internet.
A página, intitulada de "IPVA 2023 - pagedemo.co", acessava dados disponibilizados pela página oficial da Sefaz, mas gerava documentos falsos de arrecadação. Dessa forma, o proprietário realizava pagamentos para golpistas.
Buscando proteger o sul-mato-grossense, a secretaria suspendeu as páginas relacionadas ao pagamento do imposto e emitiu alerta para motoristas do Estado. "A Sefaz reafirma seu compromisso com a transparência pública, bem como com os contribuintes sul-mato-grossenses", explicou em nota.
A pasta acionou a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) para tomar providências administrativas e técnicas, além de medidas cabíveis na esfera criminal.
Golpes - Segundo dados da Sejusp, 1.961 casos de estelionato foram registrados entre 1º de janeiro e 7 de março de 2023, o equivalente a 30 casos registrados por dia. O delegado titular da Segunda Delegacia de Polícia, Ricardo Meirelles, orienta que a pessoa deve checar as informações a respeito de possíveis cobranças, promoções ou compras feitas pela internet.
O delegado instrui que seja feita a checagem de dados por meio de canais e sites oficiais. Ele alerta que em casos de empréstimos, por exemplo, não é cobrada nenhuma taxa pela empresa credora antes de realizar o empréstimo. Em caso de compras, é recomendado que o cliente opte por comprar através de aplicativos autorizados e verificados pelas lojas de aplicativos, como a Apple Store e a Play Store.