ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  22    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Governo lança ação contra exploração sexual de crianças no turismo

Campanha de proteção a crianças e adolescentes fará alerta nas principais regiões turísticas do Estado

Jackeline Oliveira | 18/05/2023 07:54
Card de divulgação da campanha (Foto: Divulgação)
Card de divulgação da campanha (Foto: Divulgação)

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Governo de Mato Grosso do Sul lança a campanha “Turismo Responsável é o que Protege a Infância e a Juventude”.

A campanha, viabilizada pela FundturMS (Fundação de Turismo), tem como objetivo sensibilizar e alertar os agentes de turismo do Estado para quaisquer sinais ou suspeitas de violência sexual contra crianças ou adolescentes recebidos em seus estabelecimentos e destinos turísticos.

A proposta orienta que qualquer suspeita deva ser reportada aos órgãos competentes através do Disque Denúncia Nacional (disque 100) ou para a Polícia Militar (pelo 190).

A campanha faz parte das ações do projeto “Proteção à Infância e Adolescência nos destinos turísticos de Mato Grosso do Sul”, criado para promover o turismo responsável, ético e seguro às crianças e adolescentes. O projeto está alinhado às políticas do Ministério do Turismo, que propõem a adesão voluntária por parte do trade turístico ao Código de Conduta Brasil “Contra Exploração Sexual de Crianças e adolescentes no Turismo”.

Em junho, o projeto seguirá com oficinas ministradas nas principais regiões turísticas de MS. De acordo com a gestora da FundturMS, psicóloga Tania Regina Comerlato, as oficinas tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar. “O objetivo é sensibilizá-los para que  assumam compromissos com a proteção à infância e promovam junto aos seus colaboradores a prevenção contra as violências praticadas em crianças e adolescentes, de acordo com o ‘Código de Conduta Brasil’”, afirma.

Código de Conduta - O Código de Conduta Brasil faz parte das políticas públicas brasileiras dentro do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, que também faz parte das ações estaduais em alusão ao 18 de maio: “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal nº 9.970/00.

O Decreto nº 10.701, de 17 de maio de 2021, que instituiu o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes, previu a criação do Plano Nacional, elaborado por meio de diálogo e articulação envolvendo agentes governamentais e da sociedade civil como foco na multidisciplinaridade, regionalização e intersetorialidade.

Nos siga no Google Notícias