Para ligar Pantanal, governos de MS e MT vão investir R$ 60 milhões em ponte
A construção será a primeira ligação física entre o bioma compartilhado pelos dois estados
Para ligar o Pantanal de MS ao de MT, os governos dos dois estados irão construir uma ponte que deve custar até R$ 60 milhões. A obra será a primeira ligação física entre o bioma compartilhado pelos dois estados.
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O governo dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul está planejando a construção de uma ponte de concreto, com um investimento estimado entre R$ 50 e R$ 60 milhões, que ligará o Pantanal dos dois estados. A ponte, que terá 300 metros de extensão, será localizada no final da Estrada Transpantaneira e visa facilitar o acesso ao ecoturismo na região, conhecida pela observação de fauna, incluindo onças. Além de impulsionar o turismo, a obra também criará uma rota alternativa para o transporte de gado e insumos, com a expectativa de gerar empregos e aumentar a acessibilidade para turistas nacionais e internacionais.
O acordo foi anunciado simbolicamente nesta terça-feira (12), Dia do Pantanal. Secretarias de Infraestrutura de ambos já realizaram visita técnica e avaliaram três possibilidades para a construção da ponte.
O caminho mais viável é usar concreto para a estrutura de 300 metros lineares, no final da Estrada Transpantaneira (MT), até a MS-214 (MS). Assim, os governos ligarão a cidade de Corumbá ao Porto Jofre, em Poconé (MT).
Dos 1.237 km de viagem rodoviária entre Corumbá e Poconé, mais de 15 horas passando por Aquidauana, Coxim, Sonora, Rondonópolis e Cuiabá, o novo caminho deve reduzir a distância para 324 km.
"A ponte será um marco na conectividade dos dois estados e impulsionará significativamente o turismo ecológico na região", explica o diretor de Infraestrutura Rodoviária da Seilog, Rudi Fiorese.
A previsão é de investir entre R$ 50 milhões e R$ 60 milhões no que será um corredor do ecoturismo no Brasil sobre o Rio São Lourenço, que hoje é atravessado de balsa. Conforme termo de cooperação firmado, o custo da construção será dividido igualmente entre MT e MS. O projeto da ponte será realizado por Mato Grosso.
"Essa parte do Pantanal, nos dois estados, é rica em turismo e ecologia. Aqui já temos a Transpantaneira e precisamos fazer essa ligação com o Mato Grosso do Sul", pontua a secretária-adjunta de obras rodoviárias de Mato Grosso, Nivia Calzolari.
Obras em MS - O governo do Estado de MS tem realizado obras nesse sentido e concluindo o revestimento primário de 60 km da MS-241. Atualmente, 70,63% já foram concluídas, a aproximadamente 70 km de Coxim e 40 km de Sonora, no entroncamento com a BR-163. A ação é necessária para viabilizar o acesso à futura ponte
A MS-214, onde será construída a ponte, possui extensão de 257 km, mas o Estado já está planejando a ampliação do trajeto para que a estrada chegue até a nova ponte.
Turismo e transporte - O local onde a ponte será construída possui muitas áreas de ecoturismo. Entre as atividades encontradas estão passeios ecológicos, com observação da fauna. Do lado de Mato Grosso há a famosa “terra das onças”, em Porto Jofre, que é reconhecida mundialmente pelo avistamento de onças.
A expectativa dos governos é tornar a região mais acessível para turistas nacionais e estrangeiros. Além da observação da fauna e flora, é esperado a ampliação do turismo de pesca e geração de emprego. Ainda é explicado que a conexão dos Pantanais criará uma rota alternativa para transporte do gado e insumos.
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