Analista quase cai em golpe e delegado dá dicas contra armadilha
Caso aconteceu na terça-feira e profissional traz dicas de como evitar cair em armação da internet
A analista de TI Andressa Santos, de 28 anos, moradora do Monte Castelo, na Capital, procurou o Campo Grande News para alertar sobre tentativa de estelionato na terça-feira (24), após receber SMS alegando que teria uma audiência marcada em seu nome para a próxima quinta-feira (26) por conta de uma suposta dívida de R$ 9 mil, sob a ameaça de ter o CPF (Cadastro de Pessoa Física) cancelado.
Andressa entrou em contato com o número que constava na mensagem para entender o problema e constatou que se tratava de uma empresa chamada CredMania. “Eles ligam informando que você tem cheque, que passou o período para procurar o banco e com isso gerou multas e juros e a minha conta estava em R$ 9 mil, e se eu não realizasse o pagamento meu CPF estaria sendo bloqueado, bem como todas as minhas contas bancárias até quitação do débito”.
A analista perguntou aos supostos golpistas se a única forma de resolver o problema era por meio da audiência, e foi informada que a empresa tinha uma proposta de acordo para quitar a suposta dívida com o pagamento do valor de R$ 2,3 mil. “Realizando esse pagamento, seria quitada a dívida e não estariam realizando o bloqueio e não seria necessário a audiência”.
Ao optar pela audiência, a analista foi informada pela empresa que uma intimação chegaria através de um oficial de justiça. Após a conversa, Andressa entrou em contato com o Serasa e o Banco Central, e foi constatado que não havia nenhuma dívida no nome dela. A analista pesquisou o nome da empresa, Credmania, na internet e encontrou outras vítimas da mesma tentativa de golpe.
Andressa voltou a entrar em contato com a empresa, momento em que gravou a ligação. Na chamada, quem atende é um rapaz que se identifica pelo nome de Mateus e informa à analista que a responsável por negociar as supostas dívidas, identificada como Aline, estava em reunião, e pede para que a analista volte a entrar em contato depois.
Andressa foi até a 3° DP registrar o boletim de ocorrência e foi orientada a bloquear o número. “O investigador me informou que o caso seria investigado, mas que não teria muito o que ser feito pois não foi retirado dinheiro”.
Casos de estelionato no Estado - Segundo dados de estatísticas da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), foram registrados em Mato Grosso do Sul 644 casos de estelionato em janeiro de 2023, o equivalente a 21 casos registrados por dia. Na Capital, foram registradas 12 ocorrências.
O público alvo são adultos entre 30 e 59 anos, que somam o total de 380 vítimas. O segundo público mais atingido é o público jovem, com 160 ocorrências, e por último idosos, com 121 ocorrências.
Como reconhecer um golpe - O delegado titular da Segunda Delegacia de Polícia, Ricardo Meirelles, orienta que a pessoa deve checar as informações a respeito de possíveis cobranças, promoções ou compras feitas pela internet.
O delegado instrui que seja feita a checagem de dados por meio de canais e sites oficiais. Ele alerta que em casos de empréstimos, por exemplo, não é cobrada nenhuma taxa pela empresa credora antes de realizar o empréstimo. Em caso de compras, é recomendado que o cliente opte por comprar através de aplicativos autorizados e verificados pelas lojas de aplicativos, como a Apple Store e a Play Store.
O profissional também alerta para links suspeitos e propostas de emprego que chegam por meio das redes sociais. “Desconfiar de pessoas desconhecidas, sites desconhecidos, propostas milagrosas, lucros exorbitantes, produtos que não sabem a origem, a pessoa precisa se cercar de garantias de que conhece a empresa e que a empresa é uma empresa correta, checar avaliações, reclamações”.
Em caso de cobrança de dívida, a pessoa deve checar se ela realmente existe e se batem os dados e as informações. “A solução é entrar em contato com as empresas responsáveis pelo débito e perguntar qual a empresa responsável por negociar a dívida”, pontua o delegado.
Em caso de suspeita de golpe, o delegado orienta que a vítima não tenha pressa em solucionar o problema e reúna o máximo de informações possíveis para verificar a procedência da cobrança.
Dicas para proteger dados online - O delegado Ricardo orienta que a pessoa crie senhas fortes e variadas para o celular, aplicativos, contas e banco, e que não utilize a mesma senha para todos os apps e contas bancárias.
É recomendado que as senhas misturem letras maiúsculas, minúsculas e números, e evite utilizar números de celular de datas de aniversário. A anotação dessas senhas deve ser feita em um local seguro, de preferência fora da internet.
Outra dica é ter antivírus instalado no celular e não clicar em links desconhecidos que chegam por e-mail, redes sociais e SMS.
"Quando for à procura de emprego, mercadorias, primeiro certifique-se que está falando com as pessoas que representam a empresa", finaliza o delegado.