Após acidentes em esquinas, moradores do Panamá pedem melhorias na sinalização
As reclamações se concentram principalmente no cruzamento da Rua Catulino Severo com a Rua Barão de Itapory
Após acidentes em cruzamentos, moradores do Jardim Panamá, em Campo Grande, têm expressado crescente preocupação devido à falta de sinalização horizontal nas ruas da região. O último incidente ocorreu na tarde de ontem (4), no cruzamento da Rua Catulino Severo Monteiro com a Rua Barão de Itapory.
As reclamações se concentram principalmente no cruzamento da Rua Catulino Severo com a Rua Barão de Itapory, onde, embora haja placas de "Pare", uma cabine de caminhão-baú tem atrapalhado a visibilidade dessas sinalizações.

A reportagem conferiu áreas específicas onde a sinalização horizontal, caracterizada pela pintura do asfalto, está ausente ou deficiente ao longo da Rua Barão de Itapary. Conforme apuração, a via não apresenta sinalização do cruzamento com a Rua Catulino Severo até o cruzamento com a Rua Gentio do Ouro.
Além disso, a Rua Itamirim carece completamente de sinalização, tendo somente uma placa no cruzamento com a Rua Barão de Itapary. A Rua Gentio do Ouro também não possui sinalização ao longo de toda a via.

Importante destacar que o Jardim Panamá também serve como local para testes de habilitação realizados pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), o que torna a situação ainda mais crítica, visto que a segurança nas vias é fundamental durante os exames.
Reclamações - A moradora e terceira secretária da associação do bairro Panamá, Rosa Lúcia do Nascimento, de 53 anos, explicou que os acidentes são frequentes na região e que são ocasionados, em algumas situações, pela falta de sinalização horizontal.
"Tem apenas uma placa de Pare, e nós queremos sinalização na rua. Outras ruas do bairro também têm falta de sinalização, mas essa, por ser considerada um ponto crítico, sofre mais com imprudências e acidentes”, explica Rosa.
A moradora de 53 anos também apontou que a cabine colocado no cruzamento da Rua Catulino Severo com a Rua Barão de Itapory tem atrapalhado a visão dos motoristas. “Eles não respeitam a sinalização, e esse container aqui, que foi colocado há cerca de uma semana, obstrui parcialmente a visibilidade da placa também. Aqui, acidentes são frequentes, com veículos até capotando."
Rosa ainda acrescentou que mora no bairro há cerca de 15 anos e desde sua chegada, nunca houve sinalização horizontal adequada na região. Ela também mencionou outra preocupação, relacionada aos terrenos baldios do bairro, onde um ofício solicitando limpeza já foi encaminhado à prefeitura. "Os moradores chegaram a atear fogo para limpar o terreno. Pessoas despejam lixo ali, transformando-o em um verdadeiro lixão."
A moradora Andreia Ferreira, de 49 anos, que recentemente se mudou de São Paulo para o Jardim Panamá, compartilhou suas observações e ressaltou que o bairro carece de sinalização. "É um problema que existe em todos os lugares, não apenas aqui. É uma série de problemas causados pela falta de sinalização, pela falta de fiscalização e pelo desrespeito dos condutores”.
Segundo Andreia, a situação não se restringe ao cruzamento da Rua Catulino Severo com a Rua Barão de Itapory. “Nas ruas mais abaixo, a situação é a mesma, e em algumas, até as placas estão caídas. Não é um problema isolado, é algo que se repete em todo o bairro."
Melhorias - A reportagem entrou em contato com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) para saber se há alguma previsão de realizar melhorias na sinalização de trânsito da região.
De acordo com a assessoria da Agetran, foi colocado na programação da agência para que seja realizado o reforço das sinalizações horizontais e verticais da região. A previsão é de que até a primeira quinzena de outubro já esteja concluída.
[**] Matéria editada às 12h38 do dia 06 de setembro de 2023 para acréscimo de informações.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.