ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Após Hospital Universitário, Santa Casa anuncia superlotação de maternidade

Ao todo, 33 leitos estão ocupados nesta quarta-feira e não há previsão de novas vagas

Natália Olliver | 28/06/2023 18:55
Hospital opera acima da capacidade nesta quarta-feira (Foto: Divulgação).
Hospital opera acima da capacidade nesta quarta-feira (Foto: Divulgação).

Depois do anúncio do HU (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian) nesta segunda-feira (27), foi a vez de a Santa Casa de Campo Grande alertar a população sobre o problema que afeta a maternidade. Nesta quarta-feira (28), a instituição está com todos os 33 leitos de internação do SUS (Sistema único de Saúde) ocupados.

No próprio Centro Obstétrico, há três recém-nascidos aguardando vaga na Terapia Intensiva Neonatal. Conforme o coordenador Médico da Maternidade, Dr. Arnon Vilela, o hospital atende uma demanda maior que consegue suportar.

“É uma situação crítica porque realmente o nosso setor hospitalar está defasado em relação à demanda de Campo Grande. Temos o agravante que receber boa parte da demanda de alto risco do Estado inteiro. Isso é um gargalo no nosso serviço. Temos essa fragilidade que não é exclusiva daqui”.

Conforme o coordenador, não há previsão de quando novos leitos serão disponibilizados. “Temos os procedimentos das pacientes já internadas, com procedimentos mais previstos”.

Cenário - Nesta terça-feira (27), a maternidade do HU (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian) informou que estava superlotada e em situação considerada fora do normal. Com capacidade de 30 leitos, no dia, estava com 45, ou seja, 50% acima da capacidade. O Campo Grande News recebeu imagens do local onde mães e bebês estavam em macas nos corredores.

Internados no HU, recém-nascidos e mães ficam em macas no corredo (Foto: Direto das Ruas).
Internados no HU, recém-nascidos e mães ficam em macas no corredo (Foto: Direto das Ruas).

A instituição confirmou o excesso de pacientes, mas em vez de 62, disse estar com 45 no total. “O hospital possui 30 vagas de enfermaria e está neste momento com 45 pacientes internadas, ou seja, 15 a mais que a capacidade”, diz nota do hospital, reforçando que tais vagas são ocupadas por puérperas, que já ganharam bebês, “mas não podem ser transferidas para outros hospitais”.

Nos siga no Google Notícias