ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Internados no HU, recém-nascidos e mães ficam em macas no corredor

Com capacidade de 30 leitos, hospital hoje está com 45, ou seja, 50% acima da capacidade

Lucia Morel | 27/06/2023 17:00
Pais com recém-nascido em maca no corredor no HU. (Foto: Direto das Ruas)
Pais com recém-nascido em maca no corredor no HU. (Foto: Direto das Ruas)

A maternidade do HU (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian) está superlotada e em situação considerada fora do normal. Com capacidade de 30 leitos, hoje está com 45, ou seja, 50% acima da capacidade. Mulher que não quer se identificar relatou a situação e mandou fotos. Nas imagens, mães e bebês em macas nos corredores e quadro de leitos com lista extra anexada.

“Superlotação, pacientes em macas, corredores com recém-nascido em risco de queda”, relatou a leitora. Segundo a denunciante, dos 30 leitos, havia 62 ocupados e parte deles eram macas.

A instituição confirmou o excesso de pacientes, mas ao invés de 62, disse estar com 45 no total. “O hospital possui 30 vagas de enfermaria e está neste momento com 45 pacientes internadas, ou seja, 15 a mais que a capacidade”, diz nota do hospital, reforçando que tais vagas são ocupadas por puérperas, que já ganharam bebês, “mas não podem ser transferidas para outros hospitais”.

Pacientes em corredor lotado no HU. (Foto: Direto das Ruas)
Pacientes em corredor lotado no HU. (Foto: Direto das Ruas)

O comunicado também relata que, em todos os meses deste ano, a ocupação ficou acima dos 100%, entretanto, hoje, “está acima do normal”, reforçando que “a superlotação na maternidade vem acontecendo há vários anos e é cada vez mais frequente”.

Por fim, a instituição informou que além de falta de leitos em maternidade em Campo Grande, outro fator que agrava a superlotação é a política de porta aberta da Rede Cegonha. Tal medida faz com que a paciente possa ser atendida diretamente no hospital, sem precisar passar por regulação.

O Coren/MS (Conselho Regional de Enfermagem) fez uma fiscalização de rotina no hospital para verificar as condições. Até o fechamento deste material, não houve retorno sobre tal verificação.

Direto das Ruas - A sugestão chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias