Chuva intensa retorna e coloca diversas regiões da Capital em alerta
Desde o início da manhã o céu já apresentava nuvens carregadas em toda Campo Grande
A chuva intensa voltou a atingir Campo Grande na tarde desta sexta-feira (18), deixando diversas regiões da capital em estado de atenção. Desde o início da manhã, o céu já apresentava nuvens carregadas, com chuvas leves em alguns bairros, antecipando o cenário que se confirmou horas depois.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A chuva intensa voltou a Campo Grande, MS, nesta sexta-feira (18), afetando várias regiões da cidade. O Inmet emitiu alerta laranja para o estado, prevendo temporais durante o feriado da Paixão de Cristo, com chuvas de até 100 mm/dia e ventos de 100 km/h. A instabilidade é causada por uma frente fria e áreas de baixa pressão. As temperaturas devem cair nos próximos dias, com mínimas de 16ºC a 21ºC e máximas de até 34ºC. O clima frio deve persistir até o feriado de Tiradentes, na segunda-feira (21).
Regiões como o centro da cidade, Tiradentes, São Lourenço, Maria Aparecida Pedrossian, Chácara Cachoeira, Itatiaia, Monte Castelo, Centenário, Itamaracá, Novos Estados, Veraneio, Tarsila do Amaral, Oiti, Vivendas do Bosque, Noroeste, Estrela do Sul, Coronel Antonino, Parque dos Poderes, Bandeirantes, União, Santo Antônio, entre outras, registraram forte chuva. Até o momento, não foram reportados alagamentos ou danos provocados pela chuva.
No entanto, a previsão do tempo indica que o cenário pode se agravar nos próximos dias. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta laranja para o Estado, indicando risco de temporais durante o feriado da Paixão de Cristo. A previsão aponta para volumes de até 60 milímetros de chuva por hora ou 100 milímetros ao longo do dia, além de ventos que podem atingir 100 km/h. Há possibilidade de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e incidência de raios.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a instabilidade climática se deve à chegada de uma frente fria e à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica, que favorecem a formação de nuvens carregadas e chuvas intensas em Mato Grosso do Sul.
As temperaturas também começarão a cair gradativamente nos próximos dias. Nesta sexta-feira (18), Campo Grande, Ponta Porã e Iguatemi registram mínimas de 21ºC. As máximas mais elevadas devem ocorrer em Iguatemi e Aquidauana, podendo alcançar 34ºC.
No sábado (19), o sul do Estado começa a sentir o impacto da frente fria, com termômetros marcando 19ºC em Ponta Porã e Iguatemi. No domingo de Páscoa (20), as mínimas devem cair ainda mais: 16ºC em Iguatemi e Ponta Porã, e 17ºC em Dourados e Porto Murtinho. Durante o dia, as temperaturas voltam a subir, podendo chegar a 31ºC em algumas regiões.
Na segunda-feira (21), feriado de Tiradentes, o clima continuará frio em grande parte do Estado. As mínimas devem permanecer entre 16ºC e 18ºC, especialmente nas cidades do sul e sudoeste.
