Meteorologia renova alerta de perigo para chuvas intensas em 33 cidades de MS
Aviso segue até segunda-feira e prevê ventos fortes e risco de alagamentos
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou neste domingo (20) o alerta de perigo potencial para chuvas intensas em 33 municípios de Mato Grosso do Sul. A nova área sob risco é mais restrita do que a anterior, que abrangia todo o estado. O aviso tem validade até as 10h da manhã desta segunda-feira (21).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta de perigo potencial para chuvas intensas em 33 cidades de Mato Grosso do Sul, válido até as 10h de segunda-feira. As chuvas podem atingir entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos de 40 a 60 km/h. Há risco de cortes de energia, quedas de galhos, alagamentos e descargas elétricas. As cidades afetadas incluem Campo Grande, Corumbá e Três Lagoas. O Inmet recomenda evitar abrigos sob árvores e não estacionar perto de torres ou placas. Em emergências, contate a Defesa Civil (199) ou Bombeiros (193).
Segundo o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, acompanhadas de ventos com intensidade de 40 a 60 km/h. Apesar de o risco ser considerado baixo, há possibilidade de cortes pontuais de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
As cidades incluídas no alerta são: Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Ladário, Miranda, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora, Terenos e Três Lagoas.
A orientação do Inmet é que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Também é recomendável não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o período de instabilidade.
Em caso de emergências a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.