ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  19    CAMPO GRANDE 20º

Direto das Ruas

“Cuidado com a comilança”: técnica zomba de paciente durante cirurgia bariátrica

Selfie feita no centro cirúrgico foi publicada nas redes e causou revolta

Por Kamila Alcântara | 18/04/2025 12:21
“Cuidado com a comilança”: técnica zomba de paciente durante cirurgia bariátrica
Storie completo, postado no Instagram (Edição: Thainara Fontoura)

Com equipamentos médicos ao fundo e até a tela que exibia o procedimento em andamento, uma técnica de enfermagem fez uma selfie no centro cirúrgico durante uma cirurgia bariátrica e publicou nas redes sociais com tom de deboche. O caso foi enviado ao Campo Grande News nesta sexta-feira (18), por meio do canal Direto das Ruas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Uma técnica de enfermagem do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul causou polêmica ao postar uma selfie durante uma cirurgia bariátrica, com um comentário debochado sobre o procedimento. A postagem gerou indignação nas redes sociais, sendo considerada desrespeitosa por expor pacientes que enfrentam sérios problemas de saúde. A técnica afirmou que apagaria a publicação, alegando que a intenção era alertar, não ofender. O hospital ainda não se pronunciou oficialmente sobre o incidente. O caso destaca a importância da ética profissional e do respeito à privacidade dos pacientes.

A servidora aparece usando o uniforme com as siglas do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul e escreveu na imagem: “Cuidado com a comilança nesse feriado, pq a próxima pode ser você aqui fazendo bariátrica pra poder emagrecer.”

A postagem gerou indignação entre os seguidores. Uma denunciante, que preferiu não se identificar, considerou ofensiva e desrespeitosa a atitude. “Ela, uma profissional da saúde, dentro do centro cirúrgico, fazer esse tipo de comentário chega a ser um desrespeito”, afirma.

Ela também ressalta que o procedimento não é uma escolha simples. “Se a pessoa chegou ao ponto de passar por essa cirurgia, é porque tem comorbidades, problemas de saúde sérios. Não merece ser exposta dessa forma”, completa.

Procurada pela reportagem, a técnica de enfermagem respondeu pelas redes sociais que apagaria a publicação e que “não era para ofender ninguém, apenas para alertar”. O Hospital Regional também foi contatado, mas ainda não se posicionou sobre o caso.

Outro caso - Nesta semana, um caso ganhou muita repercussão no País. História semelhante envolvendo duas alunas de Medicina gerou ampla repercussão nas redes sociais no Brasil e está sendo investigado. As estudantes Gabrielli Farias de Souza e Thaís Caldeiras Soares Foffano publicaram um vídeo no TikTok em que ironizavam o caso de Vitória Chaves da Silva, uma jovem de 26 anos que havia passado por três transplantes de coração e um de rim.

Cirurgias bariátricas no HRMS – Em janeiro deste ano, o Hospital Regional anunciou a ampliação das consultas e procedimentos bariátricos, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde. Só no primeiro trimestre de 2024, foram 40 pacientes agendados para a primeira consulta e 19 cirurgias programadas.

Segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), o Programa MS Saúde tem ampliado o acesso aos procedimentos. Até o momento, foram 416 agendamentos para a primeira consulta e 23 cirurgias já programadas para o início de 2025.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias