ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  20    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Com orçamento limitado, deputado solicita compra de 300 pistolas para a Agepen

Pedido foi encaminhado ao governador após solicitação da direção da Agepen, que alegou falta de orçamento

Por Jhefferson Gamarra | 18/04/2025 16:36
Com orçamento limitado, deputado solicita compra de 300 pistolas para a Agepen
Pistolas 9mm, modelo TS9, da marca Taurus, entregues em dezembro de 2024 (Foto: Divulgação/Agepen)

Diante da falta de recursos enfrentada pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul), o deputado estadual Renato Câmara (MDB) apresentou indicação solicitando ao Governo do Estado a viabilização de recursos para a compra de 300 pistolas 9mm, modelo TS9, da marca Taurus, destinadas aos policiais penais.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Diante da falta de recursos, o deputado estadual Renato Câmara solicitou ao Governo do Estado a compra de 300 pistolas 9mm para a Agepen de Mato Grosso do Sul. O pedido visa modernizar a estrutura operacional e melhorar a segurança nas unidades penais. A aquisição é considerada urgente para enfrentar crises e aumentar a eficácia das ações de segurança. Em dezembro, 700 pistolas já foram compradas, mas ainda há necessidade de mais armamentos para atender toda a força policial.

O pedido foi formalizado por meio de expediente encaminhado ao governador Eduardo Riedel (PSDB) e ao secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira. A solicitação atende a um pleito feito pelo diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, que alegou que a agência enfrenta uma “limitação orçamentária”.

Segundo o deputado, a aquisição dos armamentos é considerada essencial para a modernização da estrutura operacional da Agepen, que lida com desafios constantes em unidades penais de todo o estado. De acordo com Câmara, a falta de equipamentos adequados compromete tanto a segurança dos servidores quanto a eficácia no controle interno dos presídios.

A justificativa apresentada destaca que o uso de pistolas modernas contribuiria para melhorar a resposta a situações de crise, como fugas, motins e rebeliões, além de padronizar procedimentos e aumentar a eficácia nas ações de segurança e fiscalização.

O deputado argumenta que a compra das 300 pistolas representa uma medida urgente e de interesse público, necessária para reforçar a segurança institucional e proteger tanto os servidores quanto a população sul-mato-grossense.

Apesar da limitação no orçamento, em dezembro do ano passado, foram adquiridas 700 pistolas Taurus TS9, mesmo modelo pedido atualmente, com investimento de R$ 2.450.000,00, o armamento foi inicialmente destinado aos grupamentos operacionais. Segundo o diretor-presidente da agência, ainda há necessidade de ampliar a distribuição para atender toda a força de policiais penais do estado.

Nos siga no Google Notícias