Com orçamento limitado, deputado solicita compra de 300 pistolas para a Agepen
Pedido foi encaminhado ao governador após solicitação da direção da Agepen, que alegou falta de orçamento
Diante da falta de recursos enfrentada pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul), o deputado estadual Renato Câmara (MDB) apresentou indicação solicitando ao Governo do Estado a viabilização de recursos para a compra de 300 pistolas 9mm, modelo TS9, da marca Taurus, destinadas aos policiais penais.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Diante da falta de recursos, o deputado estadual Renato Câmara solicitou ao Governo do Estado a compra de 300 pistolas 9mm para a Agepen de Mato Grosso do Sul. O pedido visa modernizar a estrutura operacional e melhorar a segurança nas unidades penais. A aquisição é considerada urgente para enfrentar crises e aumentar a eficácia das ações de segurança. Em dezembro, 700 pistolas já foram compradas, mas ainda há necessidade de mais armamentos para atender toda a força policial.
O pedido foi formalizado por meio de expediente encaminhado ao governador Eduardo Riedel (PSDB) e ao secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira. A solicitação atende a um pleito feito pelo diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, que alegou que a agência enfrenta uma “limitação orçamentária”.
Segundo o deputado, a aquisição dos armamentos é considerada essencial para a modernização da estrutura operacional da Agepen, que lida com desafios constantes em unidades penais de todo o estado. De acordo com Câmara, a falta de equipamentos adequados compromete tanto a segurança dos servidores quanto a eficácia no controle interno dos presídios.
A justificativa apresentada destaca que o uso de pistolas modernas contribuiria para melhorar a resposta a situações de crise, como fugas, motins e rebeliões, além de padronizar procedimentos e aumentar a eficácia nas ações de segurança e fiscalização.
O deputado argumenta que a compra das 300 pistolas representa uma medida urgente e de interesse público, necessária para reforçar a segurança institucional e proteger tanto os servidores quanto a população sul-mato-grossense.
Apesar da limitação no orçamento, em dezembro do ano passado, foram adquiridas 700 pistolas Taurus TS9, mesmo modelo pedido atualmente, com investimento de R$ 2.450.000,00, o armamento foi inicialmente destinado aos grupamentos operacionais. Segundo o diretor-presidente da agência, ainda há necessidade de ampliar a distribuição para atender toda a força de policiais penais do estado.