TCE-MS fiscaliza 33 unidades de saúde de Campo Grande nesta quarta-feira
Inspeções começam pelas UBSs 26 de Agosto e Lar do Trabalhador, além da UBSF Vila Corumbá
As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) de Campo Grande receberão nesta quarta-feira (31) equipes de auditores do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado) para fiscalizações. As inspeções começam no período da manhã pelas UBSs 26 de Agosto e Lar do Trabalhador, além da UBSF Vila Corumbá.
Auditores estaduais de controle externo do órgão estão divididos entre 11 equipes, que estarão em 33 unidades ao longo do dia para fazer um diagnóstico dos serviços da Atenção Primária à Saúde. Os resultados vão dar base a medidas para correção dos problemas e poderão identificar alvos de futuras fiscalizações.
A ação é coordenada pelo chefe da divisão da saúde do TCE-MS, Haroldo Oliveira Souza. Já a relatoria da inspeção ficará a cargo do conselheiro Marcio Monteiro.
Como será feita - A equipe de fiscalização vai questionar instalações, equipamentos, recursos humanos, exames, medicamentos e insumos, imunização, entre outros nas 33 unidades. Os servidores farão fotos para registrar os achados.
Superlotação - O secretário Municipal de Saúde, Sandro Benites, admitiu nesta segunda-feira (29), durante audiência pública na Câmara de Municipal de Campo Grande, que a falta de médicos tem dificultado a montagem de escalas, resultando na superlotação de pacientes em UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e unidades básicas de atendimento da rede municipal de saúde.
Nas últimas semanas, o Campo Grande News tem relatado as diversas reclamações da população em busca de consultas.
O foco da fiscalização desta quarta-feira será a atenção básica ou primária à saúde, considerada porta de entrada do SUS (Sistema Único de Saúde), sendo responsável pela prevenção de doenças e vigilância à saúde.