MEC abre inscrições para vagas remanescentes do Fies nesta terça-feira
Conforme o edital, a ordem de classificação e a pré-seleção dos candidatos será divulgada no dia 6 de maio
O MEC (Ministério da Educação) abre nesta terça-feira (22) as inscrições para as vagas remanescentes do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Os interessados podem se inscrever até o dia 29 de abril, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Ministério da Educação (MEC) abriu inscrições para vagas remanescentes do Fies, disponíveis até 29 de abril no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A classificação e pré-seleção serão divulgadas em 6 de maio, com lista de espera posterior. Pré-selecionados devem comprovar informações em 7 e 8 de maio. As vagas são para estudantes com renda per capita de até meio salário mínimo e inscritos no CadÚnico. Candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm vagas proporcionais à população local. Critérios incluem participação no Enem desde 2010, média mínima de 450 pontos e renda familiar de até três salários mínimos.
De acordo com o edital, a ordem de classificação e a pré-seleção dos candidatos será divulgada no dia 6 de maio. A publicação será feita em chamada única, com posterior formação de lista de espera.
Os pré-selecionados deverão comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da instituição de ensino superior nos dias 7 e 8 de maio para comprovação das informações fornecidas na inscrição.
“As vagas remanescentes do Fies referem-se às oportunidades de financiamento que não foram preenchidas durante as etapas regulares de seleção do programa. Elas são destinadas aos estudantes que tenham condições de atingir a frequência mínima exigida para concluir o primeiro semestre letivo de 2025, na opção de curso, turno e local de oferta para os quais se inscreveram”, explica o MEC.
Do total de vagas, 50% são reservadas a estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Já os candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência terão direito a vagas proporcionais à população da unidade da federação onde está localizada a instituição de ensino, conforme dados do último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
“Os pré-selecionados pelo Fies Social poderão solicitar a contratação de financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pelas instituições. Eles serão identificados automaticamente pelo Fies Seleção, com base em dados do CadÚnico, fornecidos ao MEC pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome”, informa a pasta.
Para concorrer às vagas remanescentes, o candidato deve atender aos seguintes critérios:
Ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir da edição de 2010, com nota válida até a data de abertura das inscrições;
Obter média aritmética igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas do Enem, além de nota acima de zero na redação;
Não ter participado do Enem na condição de “treineiro”;
Possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos;
Estar apto a cumprir a frequência mínima exigida para o primeiro semestre letivo de 2025.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.