Bebê de apenas 2 meses morre com covid-19 em Campo Grande
Recém-nascido não tinha comorbidades relatadas, segundo boletim de secretaria
Um bebê de apenas 2 meses de idade morreu devido a complicações da covid-19 em 10 de outubro, em Campo Grande. A informação sobre o óbito consta em boletim semanal da SES (Secretaria Estadual de Saúde), divulgado nesta terça-feira (17).
A vítima era um menino que, segundo o documento publicado pela secretaria, não tinha comorbidades relatadas. A notificação sobre a confirmação da doença foi emitida na mesma data da morte.
Além do recém-nascido, o boletim aponta mais oito mortes causadas pela covid-19. Todas as outras são de pessoas idosas, que tinham entre 70 e 89 anos e conviviam com doenças crônicas como diabetes e hipertensão, por exemplo.
Dois dos idosos moravam também em Campo Grande. Os demais residiam em Paranaíba, Tacuru, Japorã, Corumbá e Mundo Novo.
Com os óbitos informados neste último boletim, é de 11.127 o número de mortes ligadas à doença em Mato Grosso do Sul. Já a quantidade de casos está em 616.967.
Calculadas depois - Entre as nove mortes constantes no boletim semanal, há duas ocorridas em 2022. Segundo nota explicativa da SES, isso aconteceu porque foram encontrados óbitos não devidamente notificados durante cruzamento de dados estaduais com o do Ministério da Saúde.
As mortes mais recentes foram registradas em Campo Grande (homem de 88 anos), no dia 15 de outubro, e em Paranaíba (homem de 70 anos), em 14 de outubro. A que foi contabilizada com mais atraso ocorreu em 30 de janeiro de 2022 em Japorã e é também de um homem de 80 anos.
Vacinação - As vacinas contra a covid-19 continuam amplamente disponíveis nas unidades básicas de saúde de todos os municípios de Mato Grosso do Sul. Elas são a principal forma de evitar formas graves da doença.
O imunizante, no entanto, só começa a ser aplicado em bebês a partir de 6 meses de idade. A vítima de 2 meses, portanto, não poderia ter recebido a dose.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.