Acessibilidade está longe do ideal nas ruas de Campo Grande
Blog mostra flagrantes de descumprimento da lei
Acessibilidade. Está na lei federal (Leis 10.098 e 10.048, de dezembro de 2000, regulamentadas pelo Decreto-lei 5296 de 2 de dezembro de 2004) e também nas rodas de conversa, nas pautas de discussão e nos pronunciamentos de políticas e especialistas. Só que na prática, a acessibilidade ainda é um problema no dia-a-dia do campo-grandense.
A legislação municipal a respeito da acessibilidade em Campo Grande data de 1999 (Lei Municipal 3.670 de 29/10/1999) e foi ampliada em 2008 (Lei Complementar nº 117 de 20/06/2008), mas ainda é flagrante a falta de condições para o livre trânsito de pedestres e pessoas com mobilidade reduzida, mesmo nas ruas do centro da cidade.
O blog Acessibilidade na Prática
O texto que acompanha as imagens, assinado por Frederico Rios e Maria Alice Furrer Matos, afirma o seguinte: “Como podemos concluir, dificilmente ‘qualquer’ pedestre consegue se locomover com facilidade na região central de Campo Grande. É muito importante que as iniciativas para melhorar os rebaixamentos de guia e as calçadas, realizadas pelos proprietários dos imóveis, sejam feitas em ‘conjunto’, pois é necessária uma continuidade entre as ‘partes’ da cidade. Esta união de forças poderá gerar, inclusive, uma diminuição dos custos com as reformas. Modificações isoladas nessas estruturas acabam não surtindo efeitos benéficos aos usuários.”
Os autores cobram ainda que a prefeitura aja mais efetivamente na orientação técnica aos proprietários e executores das obras para, além de melhorar as condições, evitar desperdício de recursos e “investimentos em vão”.