Cerca de 40% dos beneficiários do Bolsa Família não se regularizaram no prazo
Secretaria de Assistência Social afirmou que repasse não será bloqueado, com exceção a casos de reincidência
A SAS (Secretaria Municipal de Assistência) divulgou o balanço das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família que comparecem no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) para regularizar quesitos relacionados às áreas de saúde e educação. Após o fim do prazo, apenas 61% dos notificados foram justificar o descumprimento das regras.
Deixaram de comparecer em um dos 21 Cras ou Central do Cadastro Único para realizar o trâmite 39%. Essas pessoas não correm o risco de ter o benefício bloqueado, no entanto, não podem voltar a descumprir alguma condicionalidade.
A pasta destacou que os dados do total de famílias que terão o benefício bloqueado este mês será levantado até o final da semana. Também foi divulgada uma tabela que exemplifica as situações que levam desde o bloqueio ao cancelamento do benefício em caso de irregularidades com o programa. Confira abaixo.
Entenda - Quando é feita a justificativa, não há mais risco de perder o benefício, a não ser que a família volte a descumprir alguma regra. Desde o mês passado, as famílias têm sido acionadas via telefone, mensagens de texto e visitas por técnicos do Cras para comparecer a uma unidade e justificar o não cumprimento dos requisitos exigidos.
Atualmente, o Programa Bolsa Família atende 13,6 milhões de famílias em todos os municípios brasileiros. Em julho, 57.127 famílias foram beneficiadas com o programa na Capital. Entre as exigências para não perder o benefício estão observar o calendário de vacinação e garantir a frequência escolar das crianças.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.