ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Com atraso na apuração, comissão divulga parcial de votos para Conselho Tutelar

A apuração começou com a chegada das primeiras duas urnas às 17h38 à sede do CMDCA, na Rua Rui Barbosa

Por Gabriel de Matos e Mylena Fraiha | 01/10/2023 20:23
Parcial de votação de cinco urnas apuradas na eleição para conselheiros tutelares (Foto: Mylena Fraiha)
Parcial de votação de cinco urnas apuradas na eleição para conselheiros tutelares (Foto: Mylena Fraiha)

A apuração para a eleição dos 40 conselheiros tutelares de Campo Grande está com atraso. As primeiras urnas chegaram à sede do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), que fica na Rua Rui Barbosa, na Vila Santa Dorotheia, às 17h38. Porém, a primeira parcial com cinco das 101 urnas só foi divulgada às 20h17.

A justificativa para o atraso informada pelo vice-presidente do CMDCA, Márcio Benites Anastácio, foi que uma mesária da região do Portal Caiobá teve problema durante o transporte da urna. Assim, atrasou a chegada ao local de apuração. Ele ainda sinalizou que não tem previsão de término e divulgação dos resultados.

A forma de apuração é contabilizando os boletins de urnas de cada uma das seções e depois adicionar ao sistema. A expectativa é que haja recorde de participação dos eleitores neste ano. Em 2019, foram 20.166 eleitores votantes.

"Acredito que teve uma maior divulgação dessa eleição. Só que ainda existem pessoas que não sabem que os conselheiros tutelares são escolhidos por meio de eleição", disse Márcio.

Urnas lacradas na sede do CMDCA, em Campo Grande (Foto: Mylena Fraiha)
Urnas lacradas na sede do CMDCA, em Campo Grande (Foto: Mylena Fraiha)

Candidatos - Na primeira parcial com nove seções apuradas, Ana Clara Sanches Sales e Adriano Vargas apareceram com 37 e 35 votos respectivamente. Da lista que estaria sendo eleita para as 40 vagas, Adriano é um dos que aparece na lista de impugnações.

Além deles, quem teve mais de 10 votos (até o momento) foram Prof. João Atagiba (19), Renata Carla de Lima (13), Syelle Ferreira de Lima (13), Leandro F (11), Raffael Oliveira Brugeff (11) e Loisa Nascimento (10).

O pleito que teve o apoio da Justiça Eleitoral contou com 120 urnas ao todo, sendo 101 utilizadas e 19 reservas. Os 40 candidatos mais votados vão compor as vagas para o próximo mandado de 2024-2027.

Quem obter maior quantidade de votos tem preferência na escolha do local de atuação. Essa informação foi repassada pelo presidente do CMDCA, Márcio Benites Anastácio. No total, são 118 candidatos aptos. Em relação aos impugnados e sub judice, ambos terão prazo para a defesa e a decisão será na Justiça.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias