ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Com estoque crítico, Santa Casa pede doação de leite materno

Neste fim de ano, doações caíram 40% na instituição; doadoras podem contribuir sem sair de casa

Por Jéssica Fernandes | 25/12/2024 13:50
Com estoque crítico, Santa Casa pede doação de leite materno
Estoque de leite armazenado no setor da instituição. (Foto: Santa Casa)

As doações de leite humano caíram 40% na Santa Casa de Campo Grande. O mês de dezembro é considerado crítico pela instituição, que no momento tem cerca de 20 bebês internados necessitando do alimento. Com a queda no número de doações, o hospital fez um alerta sobre a importância de contribuir neste final de ano.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Santa Casa de Campo Grande enfrenta uma queda de 40% nas doações de leite humano em dezembro, deixando os estoques abaixo da metade da necessidade para atender os cerca de 20 bebês internados. As festividades de fim de ano e o recesso escolar são apontados como fatores contribuintes para a redução nas doações. O Banco de Leite Humano da instituição oferece coleta domiciliar em todos os bairros da cidade, simplificando o processo de doação para as mães que atendem aos critérios de saúde e produção de leite excedente. Para doar, basta entrar em contato pelo telefone 3322-4174, WhatsApp (67) 98472-5256 ou ir pessoalmente ao Banco de Leite, que funciona 24 horas.

De acordo com a supervisora do BLH (Banco de Leite Humano), da Santa Casa, Isabela Tozzi, as festividades de dezembro impactaram os estoques. “Estamos com os estoques abaixo da metade, nesse período do ano temos uma queda de 40% nas doações, devido às festas e recesso escolar. Além disso, muitas doadoras viajam”, reforça a supervisora.

O ideal é que o estoque esteja com o dobro da quantidade ideal. Na Santa Casa, a média mensal arrecadada é de 150 litros, sendo que o consumo diário varia de seis a oito litros.

Qualquer mãe que amamente, segundo a supervisora, é uma possível doadora.  Outros critérios incluem estar em boa saúde, ter leite em excesso, ou seja, quando o leite sobra após a amamentação do bebê.

Para ser uma doadora, a Santa Casa também pede exames de pré-natal. Caso esteja tudo certo, a instituição envia uma equipe até a casa da doadora que não precisa se deslocar para começar a doar.

“Nossa equipe vai até a casa da doadora e leva um kit de higiene composto por um frasco, touca e máscara. Ensinamos todo o processo da retirada do leite, do armazenamento e da etiquetagem com data. Encaixamos essa mãe na rota da nossa coleta. Ela não precisa nem se deslocar. Também auxiliamos com relação à pega e posicionamento correto do bebê”, destaca a supervisora.

A coleta externa é feita em todos os bairros de Campo Grande e o leite doado passa por um processo de pasteurização, que consiste em submeter o leite a uma alta temperatura e depois esfriá-lo rapidamente.

Doações - Para doar basta ligar para o 3322-4174 ou entrar em contato pelo WhatsApp (67) 98472-5256. Ou se preferir, ir pessoalmente ao Banco de Leite da Santa Casa de Campo Grande, que funciona 24 horas por dia.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias