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Capital

Comerciantes reclamam que faixa amarela acabou com estacionamento na Três Barras

A obra de reordenamento do trânsito é feita para melhorar o fluxo dos veículos

Idaicy Solano e Geniffer Valeriano | 24/08/2023 09:05
Comerciante aponta para faixa amarela recém-pintada, onde costumava ser livre para os clientes estacionarem (Foto: Henrique Kawaminami)
Comerciante aponta para faixa amarela recém-pintada, onde costumava ser livre para os clientes estacionarem (Foto: Henrique Kawaminami)

Comerciantes da Avenida Três Barras contam que foram pegos de surpresa ao amanhecerem vendo o meio-fio pintado de amarelo nesta quarta-feira (23). A região passou por obras recentes de reordenamento de trânsito para descongestionar o trecho problemático em horários de pico. A obra prevê melhorar o fluxo dos veículos, mas os comerciantes reclamam que com isso, acabaram as vagas de estacionamento.

Conforme a Agetran (Agência Municipal de Trânsito), a pintura de faixas amarelas estava prevista na obra de reordenamento da Avenida Três Barras, entre a Rua Felipe Camarão e a José Nogueira Vieira.

Em nota, a agência justificou que a faixa amarela é "extremamente necessária para o bom funcionamento da readequação viária que atenderá a dezenas de milhares de pessoas que circulam diariamente".

O dono de um pet shop, Harry Roque Bernardos, 70 anos, reconhece que a obra ajudou a melhorar o fluxo do trânsito, mas declara que, por outro lado, prejudicou o comércio. "Nós saímos totalmente prejudicados. Quem vai estacionar o carro aí? Quem que vai entrar aqui?”.

Faixa amarela acabou com estacionamento dos clientes (Foto: Marcos Maluf)
Faixa amarela acabou com estacionamento dos clientes (Foto: Marcos Maluf)

O comerciante Nilto Ramos, 34 anos, dono de um restaurante localizado na avenida, conta que até ontem não existia faixa amarela em frente ao restaurante, e que “a gente [os comerciantes] foi pego de surpresa”.

Nilto enfatiza que há cerca de um mês tenta buscar informações sobre a obra e como o comércio poderia ser afetado, mas afirma que os responsáveis deixaram os comerciantes "no escuro".

"Deveriam ter feito um projeto melhor. Primeiramente, colocar faixa amarela onde não atrapalha o comércio e asfaltar as vias laterais para desafogar a avenida. A galera que vem do Tiradentes e do Damha poderia vir pelas ruas laterais se tivesse asfalto e não precisava usar a avenida”, opina.

O comerciante relata que durante as obras tinha expectativa de melhora, mas foi surpreendido negativamente com o fim do estacionamento. "Cliente foge de transtornos. Aqui não é fast food, demanda tempo para o cliente estacionar e almoçar”.

O comerciante Nilto diz ter sido pego de surpresa com a faixa amarela na avenida. (Foto: Marcos Maluf)
O comerciante Nilto diz ter sido pego de surpresa com a faixa amarela na avenida. (Foto: Marcos Maluf)

Em frente à loja de utilidades do comerciante Ernane Mazzo, 47 anos, tem estacionamento, mas a calçada está desnivelada, o que dificulta o acesso dos veículos. Enquanto conversava com a reportagem, uma clientes chegou a subir com o carro na calçada. "Ela fez isso porque o carro é alto, se não fosse por isso não teria como subir. Muitos não param por falta de estacionamento, se continuar assim teremos que fechar", declara.

Ele explica que os clientes costumam passar enquanto voltam para casa, mas com a faixa amarela eles precisam estacionar atrás da quadra e depois voltar até a loja a pé. O comerciante afirma que muitos clientes reclamam.

O próprio comerciante relata ter dificuldade para carregar e descarregar os produtos. "Hoje enquanto agente estava carregando para entrega muitos motoristas se irritaram e começaram a buzinar e eles tem razão porque é faixa amarela".

Segundo Ernane, os funcionários da empreiteira disseram que iriam fazer o rebaixamento da calçada, mas não chegaram a realizar o serviço. "Eu cheguei a procurar quanto que fica para fazer, mas ficou R$ 3 mil eu não tenho como desembolsar esse valor agora".

O comerciante tem planos de fazer uma rampa e reposicionar o mostruário da loja para abrir vaga para os clientes.

Calçada está desnivelada, e clientes não conseguem acessar o estacionamento próprio da loja (Foto: Marcos Maluf)
Calçada está desnivelada, e clientes não conseguem acessar o estacionamento próprio da loja (Foto: Marcos Maluf)

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