ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, DOMINGO  08    CAMPO GRANDE 35º

Capital

Conselho de direitos humanos pede que defensoria de MS crie ouvidoria

Recomendação foi feita na última quinta-feira e também foi direcionada a outros estados

Por Natália Olliver | 06/02/2024 09:27
Fachada da Defensoria Pública na Rua Antônio Maria Coelho, em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)
Fachada da Defensoria Pública na Rua Antônio Maria Coelho, em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)

Apesar de lei que determina criação de ouvidorias especializadas em direitos humanos dentro das defensorias públicas do país, Mato Grosso do Sul ainda não possui o serviço. Na última quinta-feira (1º), o CNDH (Conselho Nacional de Direitos Humanos) recomendou que o Estado crie os departamentos voltados ao atendimento de pessoas vulneráveis.

O pedido é voltado não apenas a Mato Grosso do Sul, mas a outros nove estados que também não possuem as ouvidorias. Uma das justificativas do Conselho para a recomendação é que os órgãos precisam estar em mais um canal de atendimento aos que mais precisam de amparo.

Ele destacou que o ouvidor deve ser uma pessoa fora da carreira. Também detalhou a necessidade de planos de trabalho, estrutura física e sistemas, além de espaços de participação para movimentos e organizações sociais de diferentes segmentos da população.

A resolução deixa margem para que o serviço seja tanto presencial quanto a distância, como por telefone ou pela internet.

A reportagem entrou em contato com a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul para verificar qual a expectativa de implementação da ouvidoria e como isso seria feito, mas até o momento não obteve retorno.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias