Contra o abandono de animais, ação pede ajuda aos motoristas
A iniciativa tem como objetivo incentivar as denúncias de abandono de pets em Campo Grande
Na manhã deste sábado (16) foi realizada na Avenida Afonso Pena uma blitz educativa com intuito de conscientizar a população contra o abandono de animais. A ação foi realizada pela Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) em conjunto com órgãos de proteção animal.
O Dezembro Verde, campanha iniciada em 2015, tem como propósito alertar a sociedade para a problemática do abandono de animais de estimação. O ativista Bruno Nóbrega explica que essa época do ano, marcada por viagens, é especialmente crítica, chegando a triplicar o número de animais abandonados. "Segundo dados da indústria brasileira de produtos para pet, estima-se que quatro milhões de animais serão abandonados em todo o país", comentou.
O delegado da Decat Bruno Henrique Urban relata que a ação desta manhã tem como o intuito conscientizar a população a não abandonar os animais e também denunciar situações de abandono. "O índice de abandono animal aumenta consideravelmente nos meses de férias, em que muitas famílias viajam e não pensam nos animais e acham que é suficiente deixar água e ração para o cachorro", comentou.
Amanhã a blitz educativa estará na Avenida Afonso Pena, no Parque dos Poderes, próximo ao Corpo de Bombeiros. A iniciativa busca sensibilizar a população para a responsabilidade de cuidar dos animais de estimação, incentivando a adoção responsável e a criação de condições adequadas para os pets durante as ausências dos tutores.
"A ação de amanhã tem como intuito conscientizar também a respeito do horário de passeio com os animais. Muitas famílias levam o cachorro para caminhar na Avenida Afonso Pena em horário de muito calor que faz com que o asfalto fique quente e ocasione feridas nas patas do animal", explicou o delegado da Decat, Bruno Urban.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.