Ela chegou: chuva tão esperada começa pelo Distrito de Anhanduí
Capital não tinha registros de precipitação há 32 dias e sofre com ar seco e tomado por poeira e fuligem
Ela está chegando. Anunciada para o fim de semana pela meteorologia e pelo céu nublado, quase preto nesta segunda-feira (21), a chuva começou em Anhanduí, distrito de Campo Grande. A cidade não via uma gota de água vinda do céu havia 32 dias.
Quem roda pela pela BR-163, na saída para São Paulo, já se encontrou com ela. Na área urbana do distrito, também chove, para o alívio de quem não aguentava mais a estiagem e ar repleto de poeira e fumaça dos incêndios na vegetação,
Foi maravilhoso, conta o engenheiro mecânico Fernando Jacinto da Silva, de 59 anos, que registrou a pancada forte, segundo ele. Silvou contou que percebeu a chuva antes de entrar em Anhanduí e rodou debaixo da água por 30 km.
Agora, diz, está torcendo para a chegada em Campo Grande. "É um alívio", define. Segundo ele, mesmo praticando atividade física todo dia, estava sentindo os efeitos do tempo seco.
N área urbana, ainda não há registros de chuva de verdade, apenas respingos e o céu escurecido. A temperatura, que ficou por mais de 10 dias na casa dos 40 graus, começou a diminuir de quinta para sexta-feira e nesta tarde, em Campo Grande, os termômetros marcam 24 graus. Na semana passada, neste horário a temperatura estava quase o dobro.
Vem do Sul a frente fria. Pela manhã, segundo os dados divulgados, havia sido registrada precipitação em 15 cidades, todas na parte sul do Estado.