Em 2025, Detran MS terá "chatbot" e autobiometria no celular
As inovações tecnológicas serão lançadas a partir de janeiro, diz diretor presidente do departamento
Para auxiliar proprietários de veículos, em 2025, o Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito) fará uso de chatbot, conversa com inteligência artificial, e vai implantar reconhecimento facial. As plataformas que começarão a ser lançadas em janeiro ajudarão a reduzir burocracias e facilitar o acesso a serviços realizados pelo departamento.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Detran/MS implementará em 2025 tecnologias como chatbot com inteligência artificial e reconhecimento facial para facilitar o acesso a serviços e reduzir burocracias. O chatbot auxiliará em diversas demandas, incluindo localização de veículos apreendidos, enquanto o reconhecimento facial permitirá um atendimento mais personalizado. A auto biometria, permitindo a coleta de imagem via celular, também está prevista para ser integrada em 2025, além da utilização da inteligência artificial em demandas judiciais, com resultados esperados para janeiro.
Para o Campo Grande News, o diretor presidente do Detran, Rudel Trindade, explica que o departamento de trânsito de outros estados já faz o uso das ferramentas. As inovações tecnológicas usadas foram apresentadas na convenção da Associação Nacional do Detran de Salvador.
Dentre as ferramentas está a autobiometria, que já funciona no Paraná. A nova tecnologia deve começar a fazer parte do dia a dia dos condutores de MS a partir do próximo ano.
“Aquela coleta de imagem que hoje o cidadão precisa fazer na renovação da CNH, na primeira CNH, ele pode fazer pelo próprio celular. Nós já estamos tratando disso faz tempo e provavelmente em 2025 nós já teremos essa funcionalidade”, afirmou Rudel.
O diretor presidente ainda explica que quando a ferramenta começar a ser utilizada no Estado, os motoristas precisarão ir até o Detran, no caso da renovação da CNH, só para realizar o exame médico. Rudel ainda explica que o reconhecimento facial proporcionará um atendimento mais personalizado. “A facilidade é maior. É a tecnologia chegando e nós vamos trabalhar muito principalmente no reconhecimento facial, não só nesse setor, mas no nosso próprio atendimento”.
Outra inovação tecnológica que os sul-mato-grossenses podem esperar é a implantação de chatbot, ferramenta que vai auxiliar, inclusive, a localizar veículos recolhidos para o pátio do Detran.
Muito usado já por bancos, e com lançamento previsto para janeiro, o serviço utilizará inteligência artificial na sua interação com o usuário. “Ele vai ter todas as informações, não só as normais de CNH, de licenciamento, mas, por exemplo, principalmente em veículo apreendido. Onde o meu veículo está apreendido? Como é que eu faço para liberar? Até quanto tempo tenho para liberar? Eu posso pagar as guias pelo WhatsApp? Então essa é a grande evolução”.
De forma digital, hoje é possível fazer até a transferência de uma infração de trânsito à pessoa que, de fato, conduzia o veículo no momento do ocorrido.
Além das inovações tecnológicas, que ainda serão lançadas, Rudel ainda detalha que a inteligência artificial já é utilizada pelo Detran MS em demandas judiciais. “Detran é recordista em demanda judicial, então nós estamos trabalhando nesse sentido para agilizar os processos e devemos apresentar os primeiros resultados na primeira quinzena de janeiro”, explica.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.